PJ fez buscas no Benfica, Desp. Aves, V. Setúbal e P. Ferreira
PGD do Porto refere "que se investiga a prática de factos suscetíveis de integrar os crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e oferta ou recebimento indevido de vantagem"
A Polícia Judiciária do Porto está a fazer buscas no Estádio da Luz e também junto do Desportivo das Aves, Vitória de Setúbal e Paços de Ferreira. O Benfica já confirmou a situação em comunicado e referiu "total disponibilidade em colaborar com as autoridades". Entretanto, os restantes clubes reagiram também à situação.
A operação "Mala Ciao", explica a SIC Notícias, tem em conta alegados subornos feitos a atletas e possíveis viciações de resultados.
Em comunicado, a Procuradoria Geral Distrital (PGD) do Porto explicou que "no âmbito de inquérito a correr termos na secção distrital do DIAP do Porto, em que se investiga a prática de factos suscetíveis de integrar os crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e oferta ou recebimento indevido de vantagem, tipificados pela Lei nº 50/2007, de 31.08, foi determinada realização de catorze buscas domiciliárias e dez não domiciliárias, quatro das quais a sociedades desportivas".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"As buscas têm lugar nas comarcas de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Porto, Porto Este, Lisboa e Setúbal e são efetuadas pela Polícia Judiciária, sob direção do Ministério Público", lê-se ainda, sendo que o inquérito está em segredo de justiça.
Também ao fim da manhã, o Benfica confirmou em comunicado oficial no seu site que "no âmbito de um processo de investigação em curso com base numa denúncia anónima efetuada no Porto, foi hoje recolhida informação junto da SAD do Clube por parte de uma equipa da Policia Judiciária, ao mesmo tempo que foram fornecidos todos os esclarecimentos solicitados".
O Benfica reitera ainda a "total disponibilidade em colaborar com as autoridades, no sentido de um profundo e cabal esclarecimento deste processo em investigação, em prol da defesa e bom nome e da reputação" do clube, "encarando com serenidade todo o conjunto de diligências necessárias ao apuramento da verdade".
"O Benfica reafirma a todos os seus Sócios, adeptos e simpatizantes - que a exemplo do provado em recentes processos com decisões finais - sempre pautou a sua conduta por um escrupuloso respeito da legalidade", diz também o clube.
Clubes já confirmaram
V. Setúbal e Desportivos das Aves, da I Liga, e Paços de Ferreira, que foi relegado à II Liga, já confirmaram também que foram efetuadas buscas nas respetivas sedes dos clubes.
O Paços de Ferreira, em nota à conferência de imprensa, "informa que, no âmbito de um processo de investigação, colaborou com as autoridades policiais prestando toda a informação solicitada com vista ao esclarecimento e defesa do bom nome da instituição".
Também em comunicado, o Desportivo das Aves diz ter colaborado "com as autoridades em todas as diligências efetuadas".
"Foi prestada toda a colaboração solicitada como, aliás, é apanágio da nossa Instituição. O processo encontra-se em segredo de justiça", lê-se no comunicado do V. Setúbal.
Com Lusa