PGR confirma abertura de inquérito a Matheus Reis do Sporting "com base em denúncia"
A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou ao DN a "instauração de um inquérito com base em denúncia" a Matheus Reis, jogador do Sporting, que pode ser acusado de ofensa à integridade física de Andrea Belotti, do Benfica. Em causa o pisão na cabeça ao italiano.
A PGR não confirma a identidade do autor de denúncia. No entanto, o empresário de jogadores César Boaventura anunciou na segunda-feira, através das redes sociais, ter feito uma participação disciplinar à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e uma denúncia à PGR na sequência do lance polémico ocorrido no passado domingo, na final da Taça de Portugal, que o Sporting venceu.
A denúncia foi feita "com base nos artigos 144.º e 147.º do Código Penal, por indícios de crime público de ofensa à integridade física grave, agravada pelo meio utilizado". Ou seja, os pitons da chuteira de futebol.
O jogador leonino defendeu que não houve intenção de agredir o colega de profissão. O que irá acontecer ao jogador do Sporting vai depender da conclusão do inquérito e se a atitude de Matheus Reis for considerada ou não ofensa à integridade física simples, qualificada ou por negligência.
"Mas porquê eu? Porque a Constituição da República Portuguesa (Art. 52.º) me dá esse direito. Porque a FPF está obrigada a instaurar processos disciplinares sempre que haja indícios públicos de infração (Art. 243.º do seu regulamento). E porque sou cidadão, sou pai, sou adepto, e defendo a integridade física, mesmo quando os outros preferem o silêncio. O futebol português não precisa de mais silêncio cúmplice. Precisa de ética. Responsabilidade. E coragem para dizer: basta", completou o agente César Boaventura, que em fevereiro de 2024 foi condenado a três anos e quatro meses de prisão, suspensa na sua execução, por três crimes de corrupção ativa no futebol.
Também o Benfica fez participações contra Maxi Araújo e Matheus Reis, na sequência dos acontecimentos na final da Taça de Portugal, entre os dois jogadores do Sporting e Belotti. Na participação é também mencionado o polémico vídeo dos festejos dos jogadores junto ao autocarro do Sporting, em que se ouve a frase - "aqui nós pisa na cabeça, c******" - enquanto alguns jogadores, incluindo o capitão Hjulmand, idolatram um cartaz com a imagem do lateral brasileiro. O vídeo publicado nas redes sociais do Sporting foi depois apagado.
A FPF através do Conselho de Disciplina deve abrir esta quarta-feira um procedimento disciplinar aos factos ocorridos no relvado no Jamor e nos festejos do Sporting.