Onde e como vão ser gastos os 65 milhões de euros extra para o Desporto
COP

Onde e como vão ser gastos os 65 milhões de euros extra para o Desporto

Verbas do Governo serão distribuídas pelo Comité Olímpico de Portugal e pelo Comité Paralímpico e contemplam a nova sede do Comité Paralímpico.
Publicado a
Atualizado a

O Contrato-Programa para o Desporto para 2024-2028, para a distribuição da verba adicional de 65 milhões de euros, anunciados pelo Governo no dia 17 de dezembro, para “reforçar o impacto positivo no desporto nacional” foi definido, na segunda-feira numa reunião entre o Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) e o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias,

O aditamento será agora “finalizado” e “assinado pelos presidentes do COP, Fernando Gomes, e do CPP, José Manuel Lourenço”, depois de o Governo ter garantido que a disponibilização de verbas “será imediata”.

Destaque para os 27 milhões de euros para a construção e requalificação de infraestruturas, incluindo Centros de Alto Rendimento e a nova sede do CPP. Serão também atribuídas 70 bolsas olímpicas e 45 paralímpicas e surdo olímpicas, “para as quais estão reservados cinco milhões de euros para assegurar a melhor preparação possível para Los Angeles2028”, segundo um comunicado conjunto das entidades envolvidas.

“No âmbito do eixo Desenvolvimento Desportivo, Inovação e Ciência foi deliberado financiar a contratação de uma centena de profissionais, com salários compreendidos entre os 18 e os 32 mil euros/ano, num investimento total de 11,5 milhões de euros. Serão ainda aplicados 5 milhões na certificação de entidades formadoras e programas de governança e formação avançada no desporto, que beneficiará federações e clubes”, refere o comunicado, sem especificar onde serão aplicados os remanescentes 15 milhões.

Para assegurar “a execução e o acompanhamento eficaz” deste contrato foram definidos dois grupos de trabalho, um deles de coordenação, composto pelo presidente do IPDJ, Ricardo Gonçalves, e pelos presidentes do COP e do CPP.

O contrato-programa integra cinco medidas e 14 programas, alinhados com os quatro objetivos do Governo: aumentar a prática desportiva, promover a igualdade de género, reduzindo a diferença entre homens e mulheres, aproximar Portugal “do que são as boas-práticas europeias” e diminuir o nível de excesso de peso e obesidade.

Com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt