Na véspera da cerimónia dos ANOC Awards, o presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach (3.º a contar da esq.) homenageou o olimpismo de José Manuel Constantino, que presidiu ao COP até agosto des
Na véspera da cerimónia dos ANOC Awards, o presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach (3.º a contar da esq.) homenageou o olimpismo de José Manuel Constantino, que presidiu ao COP até agosto desFOTO: André Kosters / Lusa

Olimpismo está em Portugal para falar do futuro e dar prémios às estrelas

Cascais e Estoril recebem as mais importantes personalidades do desporto. Os melhores atletas dos Jogos Olímpicos Paris 2024 vão ser distinguidos esta quarta-feira numa gala.
Publicado a
Atualizado a

Simone Biles, Diana Taurassi, Katie Ledecky, Summer McIntosh e Léon Marchand são alguns dos atletas que se destacaram em Paris2024 e candidatos a Melhor Atleta Olímpico. Os vencedores serão conhecidos esta quarta-feira (20.00 horas) na Gala dos ANOC Awards, atribuídos pela Associação dos Comités Olímpicos Nacionais, que terá lugar no auditório do Centro de Congressos do Estoril.

Os ANOC Awards foram criados em 2014 e, desde então, pretendem reconhecer os melhores entre os melhores de cada edição dos Jogos Olímpicos. Serão entregues os prémios de melhor atleta feminina, melhor atleta masculino, melhor equipa feminina, melhor equipa masculina, melhor equipa feminina em desportos individuais, melhor equipa masculina em desportos individuais, melhor equipa mista e ainda o prémio ANOC para carreira de excelência. 

O evento irá ainda distinguir o melhor português em Paris2024, uma categoria especial que parece ter um dono predefinido: Iúri Leitão. O ciclista fez história como primeiro atleta português a conquistar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos - ouro no madison, ao lado do compatriota Rui Oliveira, depois da prata no omnium - e será homenageado sem surpresa.

O evento é mais do que uma atribuição de prémios. Durante três dias a comunidade olímpica estará em Portugal para discutir o futuro. Mais de 800 delegados vindos de todo o mundo, 370 dos quais de comités olímpicos nacionais, 35 de federações internacionais e 30 de outras organizações, como associações olímpicas continentais, World Games, Tribunal Arbitral do Desporto e Agência Internacional de Testagem.

O Comité Olímpico Internacional irá estar representado por 25 executivos e ainda pelo presidente, Thomas Bach, que esta terça-feira homenageou (ver mais, abaixo), José Manuel Constantino.

Estão presentes todos os candidatos às eleições do Comité Olímpico Internacional, a realizar em março de 2025: Kirsty Coventry, que pretende tornar-se a primeira mulher e primeira africana a liderar o COI; Sebastian Coe, atual presidente da World Athletics; David Lappartient, presidente da União Ciclista Internacional (UCI); Faisal al-Hussein, da Jordânia; Morinari Watanabe,  presidente da Federação Internacional de Ginástica, Juan Antonio Samaranch Junior, cujo pai foi presidente do COI de 1980 a 2001; e ainda o presidente da federação de esqui, Johan Eliasch.

Os trabalhos da 27.ª Assembleia-Geral a arrancaram nesta terça-feira, 29 de outubro, com a discussão das conclusões sobre os Jogos Olímpicos Paris2024, os primeiros em plena cidade, cujo modelo deverá ser seguido por Los Angeles 2028.

Thomas Bach homenageou Constantino

O legado e a liderança de José Manuel Constantino marcaram o olimpismo e Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional, fez questão de homenagear, a título póstumo, o antigo líder do Comité Olímpico de Portugal, “um fabuloso embaixador do olimpismo”. O Troféu do Presidente do COI foi entregue à família do antigo presidente do COP, que morreu a 11 de agosto, último dia dos Jogos Olímpicos Paris 2024.


isaura.almeida@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt