O sonho de Fatoumata. Final, recorde nacional e presença em Paris2024
AFP

O sonho de Fatoumata. Final, recorde nacional e presença em Paris2024

Portuguesa bateu recorde nacional dos 400 metros barreiras e vai à final, tal como Isaac Nader nos 1500 metros.
Publicado a
Atualizado a

Fatoumata Diallo viveu esta segunda-feira um conto de fadas nos Europeus de atletismo em Roma. A atleta portuguesa apurou-se para a final desta terça-feira dos 400 metros barreiras, bateu o recorde nacional da modalidade que estava na posse de Vera Barbosa há quase 12 anos e apurou-se para os Jogos Olímpicos de Paris.

“Antigamente, ficava a ver pela televisão e queria estar a correr com as melhores do mundo e, hoje, ainda não acredito que estou aqui. É um orgulho representar Portugal e ser finalista pela primeira vez na carreira”, admitiu a barreirista, de 24 anos, não disfarçando a alegria com a passagem à final dos 400 barreiras, valendo os 54,65 segundos que a deixaram no quarto lugar da primeira série.

“Representa muito para mim, era um dos meus sonhos”, atirou a atleta, que, depois de ter sido 26.ª nos Mundiais Budapeste2023, na estreia em grandes competições, compete pela primeira vez em Europeus. Além da final dos 400 metros barreiras, Diallo encara a concretização do sonho olímpico: “Já me imaginava em Paris, mas eu queria estar entre as melhores e fazer os mínimos. Por isso, agora, agradeço ao meu treinador, à minha mãe e ao meu namorado.”

Nascida na Guiné-Conacri, a jovem separou-se cedo dos pais, que vieram para Portugal quando tinha cinco anos e uma irmã bebé, além dos irmãos mais velhos, e guarda ainda “cicatrizes no corpo” do que sofreu naquele tempo, até se mudar para Olhão em 2012. O atletismo em Portugal salvou-lhe a vida. “Vim de África, não tive uma infância como toda a gente. Transformei toda esta raiva no atletismo, sempre a trabalhar, trabalhar, e a não ligar ao que os outros dizem”, contou recentemente.

Fatoumata Diallo já garantiu a melhor classificação de sempre de Portugal nos 400 barreiras em Europeus, destronando, também aqui, Vera Barbosa, que foi 10.ª em Zurique2014.

A atleta elevou assim para 12 os apurados portugueses no atletismo. Portugal passa a ter 56 atletas com lugar marcado nos Jogos, que decorrem de 26 de julho a 11 de agosto, embora as vagas do atletismo só sejam confirmadas oficialmente depois de 30 de junho, quando for realizado o acerto entre lugares de ranking e marcas.

Também apurado para uma final está Isaac Nader, neste caso nos 1500 metros, feito alcançado esta segunda-feira depois de recuperar de uma queda na volta final. “Foi de repente, eu vi que iam cair, tentei desviar-me, mas era impossível e acabei por cair. As feridas tratam-se, limpam-se, faz parte. É o desporto”, contou o português.

Isaac Nader cumpriu a segunda série das eliminatórias em 3.38,83 minutos, garantindo o sexto lugar e a última vaga para a final, que vai ser disputada na quarta-feira, às 22:26 locais (21:26 em Lisboa).

Para esta terça-feira, além da final dos 400 metros com a presença de Fatoumata Diallo, há uma grande expetativa na obtenção de uma medalha na final do triplo salto, onde vão participar o campeão olímpico Pedro Pablo Pichardo e também Tiago Pereira. A prova terá início às 19.55 portuguesas. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt