Nova Yamaha entusiasma Miguel Oliveira para 2025
Miguel Oliveira está “entusiasmado” com a Yamaha YZR-M1 que começou hoje a testar em Barcelona, já de olho no Mundial de 2025. O piloto português espera que a nova moto (a terceira, depois da KTM e da Aprilia) lhe dê a estabilidade, no top10, do MotoGP que procura desde que entrou na elite do motociclismo de velocidade, em 2019. Os próximos testes são em e Sepang, na Malásia, entre 5 e 7 de fevereiro do próximo ano.
“É uma moto muito amistosa, que pode ser mais veloz. Foi simplesmente um bom dia de configuração. Tivemos vários engenheiros da Yamaha na garagem para ajudar a equipa a fazer uma transição suave para a nova moto, e também novo software, etc”, disse o piloto, que ficou entusiasmado, embora pretenda melhorias ao nível dos travões e não seja um grande adepto da cor preta: “De resto tudo é fantástico, tenho de o dizer.”
Na sua melhor volta das 60 que deu ao circuito de Montmeló, o Falcão foi 1,393s mais lento do que o líder dos testes de inverno, Álex Márquez (Gresini/Ducati), terminando o dia no 17.º lugar. O português foi o segundo melhor entre os pilotos Yamaha, depois de Fabio Quartararo. Quanto ao campeão Jorge Martín, no seu primeiro o dia como piloto da Aprilia foi o 11.º mais veloz, a mais de um segundo da frente (a 1.056).
O português terminou o mundial 2024 em 15.º lugar, depois de ser 12.º na última corrida - que coroou Jorge Martín como campeão - e despediu-se da Aprilia e da equipa da Trackhouse. A Pramac é a e quinta equipa do piloto português, depois da Tech3 - equipas de fábrica da Red Bull KTM, que representou antes da CryptoDATA/Aprilia RFN e da Trackhouse/Aprilia.
Segue-se a Prima Pramac Racing/ Yamanha. “Estou super entusiasmado, sempre quis representar a Yamaha e isso naturalmente deixa-me muito motivado para poder abraçar esse projeto e poder experimentar a nova moto”, disse há dias Miguel Oliveira ao DN, confessando, que é possível ambicionar melhor do que o que tem feito, “tendo em conta os dados que a Yamaha tem apresentado, com toda a restruturação do projeto e o investimento que estão dispostos a fazer no MotoGP a curto prazo.
Depois de quase duas décadas ao lado da Ducati, a Pramac torna-se na nova equipa satélite da Yamaha e terá Jack Miller na equipa além do português de 29 anos. A equipa patrocinada pelo líder mundial no fabrico de geradores de eletricidade tem a base na Toscânia, em Itália, e, em 2023, tornou-se a primeira equipa independente a bater as formações oficias e a conquistar o mundial de equipas.
A marca japonesa regressou de forma oficial ao MotoGP em 2004, conquistando o título nesse primeiro ano, com Valentino Rossi. Viria a somar ainda os campeonatos de 2005, 2008 e 2009 (ainda com Rossi), 2010, 2012 e 2015 (Jorge Lorenzo) e 2021 (Fábio Quartararo). Desde então procura recuperar a competitividade perdida.
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