Emoção e muitas figuras do futebol no último adeus a Diogo Jota e André Silva

O funeral dos dois jogadores de futebol, irmãos, que morreram em Zamora, Espanha, vítimas de um acidente de viação, decorreu em Gondomar.
O selecionador nacional, Roberto Martinez
O selecionador nacional, Roberto MartinezMANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA

Cerimónias fúnebres já terminaram

As cerimónias fúnebres de Diogo Jota e André Silva já terminaram. Os presentes começam lentamente a abandonar o cemitério. O selecionador nacional, Roberto Martínez, salientou, em declarações aos jornalistas, que o grupo é uma família. "Mostrámos que somos uma família, que estamos todos juntos e somos Portugal. Diogo Jota e André Silva estarão sempre connosco", disse.

Funeral está a decorrer

Após a missa de corpo presente, está a decorrer neste momento o funeral no cemitério de São Cosme, reservado apenas a familiares e amigos.

Missa já terminou. Urnas saem para o cemitério

Os sinos e os aplausos voltam a ouvir-se quando as urnas saem da Igreja Matriz de Gondomar em direção ao cemitério de São Cosme, depois da cerimónia religiosa.

MANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA
A urna de Diogo Jota
A urna de Diogo JotaESTELA SILVA/LUSA

Cerimónia decorre na igreja Matriz de Gondomar

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, preside à missa de corpo presente que decorre na Igreja Matriz de Gondomar. Um espaço pequeno para tanta gente que marca presença no último adeus a Diogo Jota e André Silva. No entanto, quem está no exterior consegue ouvir a missa através de um sisetma de difusão sonora. A cerimónia contará com um momento musical pelo grupo coral que atuou no casamento de Diogo Jota e Rute Cardoso, a 22 de junho.

ESTELA SILVA/LUSA

Urnas saem da capela sob aplausos

As urnas de Diogo Jota e André Silva deixam a capela da Ressurreição, em Gondomar, sob aplausos, em direção à igreja Matriz.

MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Inúmeras figuras do futebol estão este sábado, 5 de julho, a marcar presença nas cerimónias funebres de Diogo Jota e André Slva, que morreram na quinta-feira, na sequência de um acidente de viação.

O selecionador nacional Roberto Martínez é um dos presentes, bem como um ex-selecionador Fernando Santos. Os jogadores Fábio Cardoso, Ruben Dias, João Moutinho, Nélson Semedo e Bernardo Silva também estão já na igreja Matriz de Gondomar, bem como João Pinto, Toni e Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, ou o agente Jorge Mendes.

A ministra da Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, também já chegou ao local.

Tal como aconteceu ontem, sexta-feira, os jogadores e dirigentes do Liverpool estão presentes. Levaram coroas de flores com a forma de camisolas de futebol, vermelhas, com os números 20 e 30, os números envergados por Diogo Jota no clube britânico e André Silva no Futebol Clube de Penafiel, respetivamente,

Centenas de anónimos estão junto à capela para o último adeus aos dois irmãos, marcado por grande comoção.

A cerimónia será presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

Já na sexta-feira, marcaram presença no velório para prestar uma última homenagem o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro.

O selecionador nacional, Roberto Martinez
Live Forever. Oasis não esquecem Diogo Jota no regresso aos palcos
O selecionador nacional, Roberto Martinez
As fotos da homenagem a Diogo Jota e ao irmão no velório em Gondomar
Diário de Notícias
www.dn.pt