Ex-presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa
Ex-presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da CostaPedro Granadeiro / Global Imagens

"Um legado imortal". As reações à morte de Pinto da Costa

Ex-presidente portista morreu este sábado. Tinha 87 anos.
Publicado a
Atualizado a

Jorge Nuno Pinto da Costa morreu este sábado aos 87 anos. O ex-presidente do FC Porto sofria de um cancro na próstata. O funeral realiza-se na segunda-feira, às 11 horas, com o velório a decorrer a partir das 18 horas de domingo, na Igreja das Antas.

Eleito presidente do clube portista em abril de 1982, Pinto da Costa construiu um dos mais impressionantes legados do futebol mundial, mantendo-se no cargo durante 42 anos, até André Villas-Boas o derrotar nas eleições de abril de 2024.

Ao longo de mais de quatro décadas construiu um palmarés que o elevou ao estatuto de presidente mais titulado do mundo. No futebol, foram 23 campeonatos, 15 Taças de Portugal, 22 Supertaças, 1 Taça da Liga, 2 Taças Intercontinentais, 2 Liga/Taça dos Campeões, 2 Taça UEFA/Liga Europa e 1 Supertaça Europeia. 

O FC Porto já reagiu de forma oficial à morte de Pinto da Costa, com uma publicação nas redes sociais onde homenageia "o Presidente dos Presidentes" e destaca: "Uma inspiração eterna. Um legado imortal."

Em comunicado no site do clube, o FC Porto diz que está "de luto pelo desaparecimento da maior figura da sua história. Jorge Nuno Pinto da Costa morreu este sábado com 87 anos de idade e 71 de associado, após mais de seis décadas nos órgãos sociais e de 42 anos na liderança da instituição que elevou como ninguém. Para trás deixa um legado único que orgulha toda a nação azul e branca."

Villas-Boas fala em "momento de consternação profunda" pela morte do antecessor

A morte de Jorge Nuno Pinto da Costa gerou uma onda de comoção entre os adeptos do Futebol Clube do Porto e no mundo do futebol. André Villas-Boas, o homem que colocou fim ao reinado de 42 anos de Pinto da Costa como presidente do FC Porto, já veio a público manifestar profundo pesar pelo falecimento daquele que considera o "Presidente dos Presidentes".

"É um momento de consternação profunda e de triste pesar para todos os Portistas e para o futebol nacional e internacional. Vemos partir um homem que marcou o FC Porto, os seus Associados e Adeptos, o Portismo, a cidade do Porto, a região Norte e o País", declarou Villas-Boas ao site do clube.

Ex-presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa
André Villas-Boas reage à morte de Pinto da Costa: "O FC Porto abraçá-lo-á na eternidade"

Marcelo lembra "prestígio externo" que o país deve a Pinto da Costa

O Presidente da República já lamentou, em nota no site da Presidência da República, a morte de Pinto da Costa.

Leia aqui a nota:

"O Presidente apresenta as suas condolências à família de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube.

Fá-lo recordando que, no início dos anos 80, era, então, jovem membro do governo quando conheceu quem levaria o seu clube a inúmeras vitórias nacionais e internacionais.

Mais tarde, muitas foram as vezes em que pôde testemunhar além dos sucessos consecutivos, uma personalidade, uma determinação e um estilo muito próprio, que suscitava grandes apoios, mas também muitas divergências.

Neste momento em que o juízo a formular deve ser o mais possível distanciado, o que mais deve avultar é aquilo que o país fica a dever de prestígio externo num período inseparável da sua liderança.

"Personalidade única", lembra primeiro-ministro

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já veio lamentar a morte do antigo presidente portista. "Foi uma personalidade única no dirigismo desportivo", escreveu na rede social X.

O novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, eleito na sexta-feira, assinalou que as conquistas de Pinto da Costa "serão eternas".

"Das Antas ao Dragão, de Viena a Gelsenkirchen, de Sevilha a Tóquio, as suas conquistas serão eternas, o seu legado será honrado e a sua memória será respeitada. Despeço-me com gratidão. Até sempre, Amigo Presidente", escreveu.

Também o presidente cessante da FPF, Fernando Gomes, que foi membro de antigas direções do FC Porto, deixou uma nota de pesar pelo falecimento do antigo presidente portista, no site da federação.

“Em nome da Federação Portuguesa de Futebol, e em meu nome pessoal, expresso o meu mais profundo pesar pelo falecimento, aos 87 anos, de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto.

O futebol - e o Desporto - português despede-se de um dos seus mais relevantes protagonistas. Ficam gravadas na história as muitas conquistas durante a sua presidência no FC Porto, tantas que lhe conferiram o título de dirigente mais titulado do mundo." 

Liga decreta um minuto de silêncio

Também a Liga Portugal já reagiu à morte do ex-presidente do FC Porto com uma nota breve nas redes sociais e decretou um minuto de silêncio nos restantes jogos desta 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic e da Liga Portugal 2 Meu Super.

José Mourinho: "O meu presidente"

O atual treinador do Fenerbahce e antigo técnico do FC Porto, com o qual ganhou um Taça UEFA e uma Liga dos Campeões, partilhou uma fotografia do dia em que foi apresentado como técnico portista, ao lado de Pinto da Costa, com uma mensagem emotiva. "O sorriso do primeiro dia, a alegria da última vez que estivemos juntos."

"Uma missão que confundia com a própria vida", enaltece Rui Moreira

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, enalteceu o antigo presidente do FC Porto Jorge Nuno Pinto da Costa como um lutador, considerando que foi capaz de iniciar a transformação da cidade do Porto numa marca mundial.

"Acima de tudo um lutador, um homem que transformou aquilo que era um clube que tinha uma índole quase regional num clube que deu cartas a nível europeu e a nível mundial. Essa capacidade que ele teve de missão, que ele confundia com a sua própria vida", elogiou, em declarações à agência Lusa, Rui Moreira.

Segundo o presidente da Câmara do Porto, "Pinto da Costa não imaginava a sua vida sem o Futebol Clube do Porto" e é precisamente "essa dedicação total que acaba por marcar aquilo que foi a sua participação cívica".

Para Rui Moreira, a cidade do Porto "era conhecida pelo seu nome e pelo vinho" e, com Pinto da Costa, "começa a ter uma marca mundial, reconhecida e celebrada internacionalmente".

"A nossa vida é feita de alegrias. As muitas alegrias que ele proporcionou a imensa gente, a pessoas muito simples que pouco ou nada têm e que encontraram no FC Porto de Pinto da Costa um instrumento da sua felicidade. Devemos-lhe seguramente essa homenagem", enalteceu.

Portista Pedro Nuno Santos recorda "figura incontornável"

As reações estendem-se por diversos setores da sociedade portuguesa. Do mundo da política, o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, lamentou a morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, considerando o antigo presidente do FC Porto "uma figura incontornável do futebol português, da cidade do Porto e do país".

"Lamento profundamente o falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, uma figura incontornável do futebol português, da cidade do Porto e do país, e que liderou o FC Porto, o meu clube, durante 42 anos", pode ler-se nas redes sociais do líder socialista.

Em nome pessoal e do PS, Pedro Nuno Santos expressou os sinceros sentimentos à família, amigos e a todos os adeptos portistas "neste momento de grande perda".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt