Max Verstappen venceu no Japão, mas perdeu dois recordes para Antonelli
FRANCK ROBICHON/EPA

Max Verstappen venceu no Japão, mas perdeu dois recordes para Antonelli

Tetracampeão mundial de Fórmula 1conquistou primeira vitória da época. Piloto italiano tornou-se o mais jovem a liderar um grande prémio.
Publicado a
Atualizado a

Max Verstappen venceu o Grande Prémio do Japão de Fórmula 1 e aproximou-se da liderança no Mundial de pilotos, mas perdeu dois recordes para... Andrea Kimi Antonelli. O jovem talento que substituiu Lewis Hamilton na Mercedes escreveu assim o nome na história da F1.

Domingo, em Suzuka, após ter largado no 6.º lugar, Antonelli assumiu a liderança da corrida na volta 22, após as paradas de Verstappen e Lando Norris nos boxes. Uma estratégia que o tornou no piloto mais jovem a liderar um Grande Prémio de F1, aos 18 anos e 226 dias. O italiano superou o antigo recorde, que pertencia a Verstappen desde 2016, quando o neerlandês liderou o GP da Espanha aos 18 anos e 228 dias, na estreia pela Red Bull.

Além de bater a marca de precocidade do tetracampeão mundial por apenas dois dias, Antonelli fez ainda história ao registar a volta mais rápida de uma corrida, com 1m30s965 , quebrando mais uma marca que pertencia a Verstappen, quando este assinou uma volta mais rápida de um grande prémio, no Brasil, em 2016, com 19 anos e 44 dias.

“Foi bonito [liderar], mas isso não me distraiu do meu foco, que era ter um bom ritmo. Estou a acumular experiência e a entender o quanto posso forçar o carro, sobretudo na classificação”, confessou o piloto no final de uma corrida histórica, a qual terminou na sexta posição.

Facebook

A quebra das marcas reforça o potencial do jovem italiano, em quem a Mercedes apostou forte. E os resultados iniciais de um dos seis novatos do grid indiciam um futuro risonho. Brilhar na temporada de estreia na Fórmula 1 foi para poucos, como Ayrton Senna em 1984, Lewis Hamilton em 2007, ou Max Verstappen, em 2015.

Para já, o italiano voltou a pontuar e é agora o quinto colocado no mundial de pilotos, com 30 pontos, 15 a menos que seu companheiro na Mercedes, George Russell (45), mas à frente dos dois carros da Ferrari: Charles Leclerc (20) e Lewis Hamilton (15), a quem substituiu na Mercedes.

Lando Norris manteve a liderança do campeonato, com 62 pontos, e apenas um de vantagem para Max Verstappen, que voltou aos triunfos no Japão. O neerlandês saiu da pole position - quebrou jejum de 280 dias - e acabou a corrida a festejar a vitória, tal com o tinha feito em 2022, 2023 e 2024, batendo Lando Norris (McLaren), que terminou na segunda posição, e Oscar Piastri (McLaren) em terceiro, a 2,129. O piloto da Red Bull tornou-se assim no primeiro piloto a conquistar quatro triunfos consecutivos em Suzuka.

Segue-se o GP do Bahrein, entre os dias 11 e 13 de abril, onde acontece a quarta etapa da temporada 2025.

isaura.almeida@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt