Kika Nazareth
Kika NazarethBarcelona

Kika no Barcelona. Portuguesa entra na lista das transferências mais caras

Benfica recebe 500 mil euros pelo passe da jogadora que fez 128 jogos, marcou 82 golos e conquistou 12 troféus em seis épocas.
Publicado a
Atualizado a

Aos 21 anos e após seis de ligação ao Benfica, Kika Nazareth assinou ontem pelo Barcelona, até 2028, e vai jogar na equipa vencedora da Liga dos Campeões de futebol feminino.

A “proposta irrecusável” e a vontade de encarar “novos desafios” levaram a jogadora a trocar a Luz por Camp Nou: “Cresci nesta casa, cresci com esta casa. Antes de nascer, já era e fazia parte desta casa, portanto, o Benfica faz parte um bocadinho da minha vida. Sou benfiquista, serei sempre benfiquista. Há coisas que não mudam, e isto certamente que não mudará.”

A nível desportivo e depois de ganhar quase tudo o que podia ganhar no Benfica, a jogadora decidiu abraçar novos desafios e novas experiências. “É um sentimento agridoce. Acaba por ser um bocadinho... o mais feliz e o menos feliz desta minha curta carreira, que será longa. Mais uma vez, será um ‘até já’ e regressarei”, garantiu a jogadora, que agora se despediu da camisola 10 encarnada. 

Kika agradeceu ainda ao presidente Rui Costa por a tentar manter e aos benfiquistas pelo apoio incondicional: “Pode soar a cliché, mas um obrigado não chega.”

Nascida no seio de uma família de benfiquistas, desde cedo que o clube entrou na vida da jogadora e lhe permitiu cumprir o sonho de ser futebolista. Sempre jogou com rapazes e juntou-se à equipa júnior de futsal de Os Torpedos durante cinco épocas (de 2011 a 2016), antes de fazer a transição primeiro para o Futebol Benfica (Fofó) e depois para o Casa Pia até chegar ao clube do coração em 2018..., do qual ontem se despediu ao fim de 128 jogos, 82 golos e 12 troféus.

Em 2022 ficou entre as 10 finalistas da 1.ª edição do prémio Golden Girl do Tuttosport e desde então tem somado capítulos à história do futebol feminino em Portugal. Além de ser tetracampeã nacional pelo Benfica e de ter chegado a uns quartos de final da Liga dos Campeões na época passada - competição em que marcou cinco golos - e de ter jogado o primeiro Mundial da história da seleção nacional, em 2023. Tem oito golos nas 39 internacionalizações pela equipa das quinas.

Apesar das transferências do futebol feminino não serem reguladas e não ser possível saber ao certo os valores envolvidos nos negócios, o DN apurou que o Benfica irá receber 500 mil euros pela venda do passe da internacional portuguesa, o que faz de Kika um as mais valiosas de sempre. Até hoje apenas a noticiada transferência de Racheal Kundananji do Madrid CFF para o Bay FC dos EUA foi superior ao valor pago pelos catalães pela portuguesa.

Em Barcelona, Kika vai jogar com algumas das melhores jogadoras do mundo, como Alexia Putellas, Fridolina Rolfo e Aitana Bonmatí, a estrela da WOM Sports Management, a agência espanhola parceira da Gestifute de Jorge Mendes, que representa Kika Nazareth.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt