José Mourinho despede-se do mentor e "grande amigo" Manuel Sérgio
A morte do professor universitário Manuel Sérgio aos 91 anos originou várias manifestações de pesar no desporto português, sendo uma das mais destacadas de José Mourinho, treinador que tinha o filósofo como grande mentor.
Através da sua conta no Instagram, o atual técnico do Fenerbahçe, da Turquia, lembrou
José Mourinho lembrou "o filósofo, o Homem", mas também o seu "grande amigo". "Amanhã, depois do jogo, já não terei a sua palavra feliz ou o seu comentário motivador", escreveu o treinador. "Vou ter muitas saudades suas meu Profe. Descanse em paz", finalizou.
O Belenenses, clube do qual Manuel Sérgio era sócio, também expressou "as mais sentidas condolências" à família e amigos.
No clube do Restelo, o professor e pensador do futebol chegou a desempenhar cargos diretivos. Era o sócio número 232, tendo-se filiado em 1955.
Também Fernando Gomes, presidente cessante da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), expressou a sua "profunda tristeza" pela morte de "um dos maiores pensadores do desporto em Portugal", que deixa "um vazio imenso, não apenas no âmbito desportivo, mas também no campo da filosofia e da pedagogia".
"O Prof. Manuel Sérgio foi um homem cativante, cuja sabedoria e conhecimento profundo transformaram a forma como encaramos o desporto. Sempre defensor de valores e princípios, ele foi um exemplo de integridade, dedicando a sua vida a impulsionar o desporto como uma área de conhecimento e de ensino. A sua visão inovadora e a sua capacidade de inspirar todos à sua volta fizeram dele uma figura rara e inigualável", pode ler-se numa mensagem no site da FPF.
"Sentiremos a falta das suas palavras sábias e das suas reflexões profundas, que sempre nos levaram a questionar e a crescer. Deixar de poder ouvi-lo será uma perda irreparável para todos nós. O seu legado permanecerá vivo em todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer o seu trabalho e a sua paixão pelo desporto", finalizou.
Já antes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tinha manifestado o seu "profundo pesar" pela morte do professor universitário e antigo deputado, lembrando que dedicou "grande parte da sua vida ao ensino e ao pensamento na área do desporto".
"Manuel Sérgio foi deputado à Assembleia da República, mas é na área do desporto que nos deixa a sua marca, não só pelas múltiplas obras e artigos escritos sobre o tema, mas também como um dos principais impulsionadores da inclusão do desporto como área de estudo e investigação no Ensino Superior", afirmou Marcelo, numa nota publicada no site oficial da Presidência, recordando que em 2017 agraciou-o com a Comenda da Ordem da Instrução Pública.