Morreu, aos 91 anos, o professor universitário Manuel Sérgio
O professor universitário e antigo deputado da Assembleia da República Manuel Sérgio morreu esta quarta-feira aos 91 anos, informou o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), numa publicação na rede social X.
"É com profunda tristeza que recebemos a notícia do seu falecimento. O seu legado no campo do desporto é imensurável, tendo sido um pioneiro e uma inspiração para muitos. Neste momento de luto, expressamos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos", escreve o IPDJ, destacando o papel de Manuel Sérgio no campo do desporto.
Manuel Sérgio, nascido em Lisboa em 20 abril de 1933, dedicou a sua vida ao pensamento e ensino na área do desporto, tendo ainda acompanhado o percurso de alguns dos maiores treinadores portugueses, casos de José Mourinho e Jorge Jesus.
"Profe Manuel Sérgio, o filósofo, o Homem, o amigo... o meu grande amigo... amanhã, depois do jogo, já não terei a sua palavra feliz ou o seu comentário motivador... vou ter muitas saudades suas meu Profe. Descanse em paz", escreveu Mourinho, numa publicação na rede social Instagram acompanhada de uma fotografia dos dois juntos.
Além do trabalho efetuado em prol do desporto, Manuel Sérgio foi deputado na Assembleia da República entre 1991 e 1995, pelo Partido da Solidariedade Nacional, do qual foi o primeiro presidente.
Em 2019, a Universidade Católica fundou a Cátedra Manuel Sérgio - Desporto, Ética e Transcendência, por iniciativa de José Tolentino de Mendonça, então vice-reitor da Universidade
A Federação Portuguesa de Futebol, através do seu presidente cessante, Fernando Gomes, já reagiu à morte de Manuel Sérgio: "Foi com profunda tristeza que tomei conhecimento da morte do Prof. Manuel Sérgio, um dos maiores pensadores do desporto em Portugal. A sua partida deixa um vazio imenso, não apenas no âmbito desportivo, mas também no campo da filosofia e da pedagogia".
Também o FC Porto reagiu nas redes sociais, deixando "sentidas condolências" à família e amigos de Manuel Sérgio, evocando-o como um "homem que dedicou uma vida ao ensino do desporto, inspirou treinadores e pensou como poucos o futebol".
A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) manifestou "enorme consternação e tristeza" ao ter conhecimento do falecimento de Manuel Sérgio.
"Enorme pensador do fenómeno desportivo, filósofo e ex-deputado à Assembleia da República, foi um grande inspirador para várias gerações de dirigentes, treinadores, atletas e restantes agentes desportivos, pela sua capacidade de motivar, influenciar e valorizar a importância social e cívica do Desporto", escreveu a CDP, em comunicado.
Marcelo lembra dedicação ao "ensino e pensamento na área do desporto"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou "profundo pesar" pela morte do professor universitário e antigo deputado Manuel Sérgio, lembrando que dedicou "grande parte da sua vida ao ensino e ao pensamento na área do desporto".
"Manuel Sérgio foi deputado à Assembleia da República, mas é na área do desporto que nos deixa a sua marca, não só pelas múltiplas obras e artigos escritos sobre o tema, mas também como um dos principais impulsionadores da inclusão do desporto como área de estudo e investigação no Ensino Superior", destacou o chefe de Estado, numa nota publicada na página da Internet da Presidência.
"Esta sua devoção ao ensino foi reconhecida pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, em 2017, que o agraciou com a Comenda da Ordem da Instrução Pública", pode ler-se.
Marcelo Rebelo de Sousa apresentou também à família e amigos de Manuel Sérgio "as suas mais sentidas condolências".