José Mourinho: "O Benfica tem uma Taça a menos do que deveria, na época passada devia ter ganho"
FOTO: SL BENFICA

José Mourinho: "O Benfica tem uma Taça a menos do que deveria, na época passada devia ter ganho"

Benfica desloca-se a Chaves na sexta-feira (19h30) e o treinador lembrou a ligação emocional que tem com o Jamor. Richard Ríos não joga e Samuel será titular na baliza.
Publicado a
Atualizado a

O Benfica joga na sexta-feira (19h30, RTP1) com o Desp. Chaves, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, um jogo que José Mourinho espera vencer. “É o típico jogo de Taça de Portugal, com uma equipa de uma divisão inferior [II Liga], mas não com um futebol inferior. Irá exigir de nós seriedade, a começar por mim, e a ser capaz de a transmitir aos jogadores. É respeito pelo Benfica e pelos adeptos, e pelo Chaves, que tem qualidade. Há que ir com seriedade. Se ganharmos as coisas serão vistas com naturalidade, se perdermos não será assim”, reconheceu o técnico, avisando de antemão que Richard Ríos vai descansar e que Samuel será o dono da baliza.

A Taça é uma prova especial e por muitos motivos para o Special One, que, ontem, não escondeu que “gostava muito” de voltar ao Jamor: “O Benfica tem uma Taça a menos do que as que deveria ter, na época passada devia ter ganho. O Benfica tem tradição de Taça, fui ao Jamor inúmeras vezes com o meu pai, continua a ser para mim qualquer coisa que ainda mexe comigo. Nunca tendo jogador uma final da Taça de Portugal como treinador do Benfica... Gostava muito.”

E se em 2003 levantou o troféu de dragão ao peito, depois de vencer a União de Leiria (1-0, golo de Derlei), em maio de 2004, o FC Porto de José Mourinho saiu do Jamor derrotado (2-1)... por culpa de um golo de Simão Sabrosa, que hoje é diretor do Benfica. “Quando ele foi para o Barcelona era eu que o esperava no aeroporto. Era um menino que ia para um gigante europeu e que tinha um português da estrutura à sua espera. Eu já estava no clube há dois anos e criei com ele, não uma relação de pai e filho, mas quase de irmão mais velho. É uma relação de carinho porque começou aí. Não falámos desse jogo porque lembro-me mais dos momentos bons do que dos maus. Mas recordo-me de descer as escadarias como vencido e de muitos benfiquistas dizerem -“agora vais ser campeão europeu””, recordou o setubalense, que dias depois conquistou a Liga dos Campeões, numa final que o FC Porto ganhou ao Mónaco.

Voltar à competição de clubes depois de uma paragem para os jogos das seleções nacionais, de apuramento para o Mundial2026, pode ser visto de duas formas, na opinião do Special One. Há jogadores que regressam com muitos minutos nas pernas e outros que não jogando quase não treinam e perdem ritmo de jogo. Nada de impeça o Benfica de se apresentar bem em Trás-os-Montes hoje. “O risco é não jogar bem, é o Chaves fazer um jogo fantástico, que será normal acontecer. Analisámos bem o Chaves e tentámos trabalhar à volta dos pontos fracos e fortes. Temos de jogar bem”, avisou o técnico de 61 anos.

Desafiado a comentar o clima de crispação no futebol português, com troca de galhardetes entre os presidentes Rui Costa (Benfica), Frederico Varandas (Sporting) e André Villas-Boas (FC Porto), José Mourinho remeteu-se ao “papel de treinador”. “Os problemas entre os presidentes é quase uma coisa histórica, mas depois quando as emoções esvanecem, vem o sentimento que têm de estar unidos em prol do futebol português e na resolução de alguns problemas. Não é nada de novo nem de alarmante. É bom para vocês [jornalistas]. Olho para isso na perspetiva do treinador, todos erramos, mas quando os erros se traduzem em alterações à verdade do jogo é mais difícil de aceitar”, ressalvou o técnico do Benfica.

Jogos da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal

Desp. Chaves (II Liga) x Benfica (I Liga)

Alpendorada (CP)- Estrela da Amadora (I Liga)

São João Ver (L3) x Famalicão (I Liga)

Sp. Espinho (DISTRITAIS) x Santa Clara (I Liga)

Académico Viseu (II Liga) x Gil Vicente (I Liga)

Paços Ferreira (II Liga) x Sporting (I Liga)

União Lamas (CP) x Vit. Guimarães (I Liga)

Fafe (L3) x Moreirense (I Liga)

Vila Real (CP) x Tondela (I Liga)

Fornos Algodres (DISTRITAIS) x AVS (I Liga)

Bragança (CP) x Sp. Braga (I Liga)

Sintrense (CP) x Rio Ave (I Liga)

Rebordelo (DISTRITAIS) x Nacional (I Liga)

Belenenses (L3) x Estoril Praia (I Liga)

UD Leiria (II Liga) x Alverca (I Liga)

Ançã (DISTRITAIS) x Casa Pia (I Liga)

Portimonense SAD (II Liga) x Arouca (I Liga)

Celoricense (CP) x FC Porto (I Liga)

Lusitânia Lourosa (II Liga) x Resende (CP)

Caldas (L3) x Mirandela (CP)

Sp. Covilhã (L3) x União Nogueirense (DISTRITAIS)

Silves (DISTRITAIS) x Louletano (CP)

Comércio e Indústria (CP) x Vianense (CP)

1.º Dezembro (L3) x Benfica Castelo Branco (CP)

Marco 09 (L3) x Farense (II Liga)

Torreense (II Liga) x Oliveirense (II Liga)

Atlético (L3) x Felgueiras (II Liga)

Vila Meã (CP) x Vila Caiz (DISTRITAIS)

Mortágua (CP) x Portimonense (CP)

Anadia (CP) x Marinhense (CP)

Amarante (L3) x Leixões (II Liga)

Lusitano Évora (L3) x Olivais Moscavide (DISTRITAIS)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt