João Rodrigues eleito porta-estandarte de Portugal

Dia 5 de agosto, o velejador vai transportar a bandeira nacional na cerimónia de abertura dos jogos Olímpicos do Rio 2016

O atleta português com mais participações de sempre, João Rodrigues, é o escolhido pelo Chefe de Missão, José Garcia, para ser o porta-estandarte de Portugal, na cerimónia de abertura dos jogos Olímpicos do Rio 2016. O DN já tinha adiantado a notícia há algum tempo.

João Rodrigues já reagiu à escolha. "Foi com enorme alegria que recebi, do Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos do Rio 2016, o convite para ser o Porta-Estandarte da Missão Portuguesa, naquele que é o maior evento desportivo do planeta. Agradeço profundamente a honra que me é concedida, honra esta extensível à modalidade da vela e à Região Autónoma da Madeira, onde nasci e cresci. Mas é também uma responsabilidade. Ao endereçar-me o convite, certamente o Chefe de Missão entendeu que o meu percurso, de alguma forma, faria com que os portugueses se identificassem com esta Equipa. Esse parece-me ser a principal missão do porta-estandarte, à qual espero poder estar à altura".

Já o Chefe da Missão Rio 2016, José Garcia, afirmou que na escolha de João Rodrigues "foi considerado o impressionante currículo desportivo do atleta". " É um exemplo porque conciliou a exigente carreira desportiva com o seu percurso académico, tendo concluindo a licenciatura em engenharia mecânica, a isso soma-se uma postura cívica exemplar".

O velejador vai transportar a bandeira nacional dia 5 de agosto, no Estádio do Maracanã e entra em competição dia 8 do mesmo mês na Marina da Glória, sendo que esta será a sua última prova olímpica, tendo conquistado até ao momento mais de 50 medalhas em provas internacionais e em 2013 foi distinguido pelo Comité Olímpico de Portugal com o prémio Medalha de Mérito.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG