Jaime Faria apura-se para o quadro principal do Open da Austrália e festeja à Gyökeres
O português Jaime Faria, de 21 anos, apurou-se esta quinta-feira para o quadro principal do Open da Austrália, ao vencer, no final da qualificação, o estónio Mark Lajal em três parciais (6-4, 2-6 e 6-4). No final celebrou o triunfo com um triunfo à Gyökeres, ou não fosse ele um sportinguista ferrenho.
Este é um feito histórico para o tenista lisboeta, que se apurou pela primeira vez para a fase final de um Grand Slam, juntando-se a Nuno Borges (teve entrada direta) como os únicos representantes lusos no primeiro major da temporada.
Jaime Faria tornou-se ainda no 10.º tenista português a conseguir uma vaga num Grand Slam em singulares masculinos - João Sousa é o que tem mais presenças, num total de 38.
O tenista português vai defrontar o russo Pavel Kotov na primeira ronda do Open da Austrália. Faria, 124.º do mundo, vai encontrar Kotov, 99.º, naquele que será o primeiro encontro entre ambos, com o vencedor a poder encontrar na segunda ronda o sérvio Novak Djokovic, sétimo da hierarquia ATP, caso o recordista de títulos em torneios do Grand Slam ultrapasse o norte-americano Nishesh Basavareddy (133.º).
Fora do quadro principal do Open da Austrália, o primeiro torneio do Grand Slam da temporada, ficou Henrique Rocha, que perdeu com o italiano Matteo Gigante, em dois parciais, por 4-6 e 5-7.