Iúri Leitão campeão europeu de scratch e Ivo Oliveira ganha prata na perseguição individual
Iúri Leitão venceu a corrida de scratch e conquistou o segundo título europeu em dois dias e a quarta medalha de Portugal nos Europeus de ciclismo de pista, na Bélgica.
O ciclista português impôs-se no final dos dez quilómetros, um dia após se ter sagrado campeão europeu na corrida por pontos no ciclismo de pista, e superiorizou-se ao neerlandês Vincent Hoppezak, segundo classificado, e ao britânico William Tidball, terceiro.
Campeão olímpico de madison em Paris2024, ao lado de Rui Oliveira, e medalha de prata no omnium na mesma edição dos Jogos, o ciclista luso conquistou a nona medalha em Europeus de ciclismo de pista, a quinta de ouro, e aumentou para cinco as conseguidas por Portugal na Bélgica, depois da prata de Rui Oliveira na eliminação, do bronze de Maria Martins no scratch, do ouro do próprio Iúri Leitão na corrida por pontos e da prata de Ivo Oliveira na perseguição individual.
Por falar em Ivo Oliveira, o corredor português perdeu ao final da tarde desta sexta-feira a final da perseguição individual para o britânico Josh Charlton, na corrida que decidia o ouro e a prata, sagrando-se assim vice-campeão europeu.
Ivo Oliveira havia vencido o título europeu nesta prova de perseguição individual em 2020, somando ainda duas medalhas de prata (2017 e 2018). Para além destas, conquistou uma medalha de prata em madison, em 2020.