Ondas de dez metros esperadas hoje no Nazaré Challenge

Etapa do mundial de ondas grandes decorre este sábado. Vencedor do ano passado e cinco portugueses entre os participantes

Ondas de cerca de dez metros são esperadas hoje no Nazaré Challenge, terceira etapa do circuito mundial de ondas grandes da World Surf League (WSL) e que vai contar com alguns dos melhores surfistas do planeta nesta vertente.

Em prova vão estar mais de duas dezenas de participantes, entre os quais o havaiano Kai Lenny, líder do circuito mundial; o australiano Jaime Mitchell, vencedor no ano passado; o sul-africano Grant "Twiggy" Baker, campeão mundial de 2013 e 2016; o havaiano Makuakai Rothman, campeão mundial em 2014; e o português João de Macedo, terceiro classificado há dois anos.

"É uma alegria imensa. Acredito que toda a comunidade do surf está muito emocionada. Para os surfistas portugueses, claro, é algo muito especial. Estando qualificado para o Mundial, poder competir em casa é ainda mais especial. As previsões indicam que o mar vai estar forte, como aliás é característico da praia do Norte, pelo que vai ser espetacular ver os melhores do mundo a mostrar tudo o que valem. Acredito que vai ser uma grande alegria para todos poder testemunhar este evento", afirmou João de Macedo, de 41 anos.

Estão igualmente confirmadas as presenças de outros quatro surfistas nacionais, convidados pela organização da prova e pela WSL: António Silva, sexto classificado em 2016; Alex Botelho, quinto numa prova do circuito do México já nesta época; Hugo Vau, um dos mais experientes a lidar com as ondas da praia do Norte; e Nicolau von Rupp, um dos mais prestigiados surfistas de ondas gigantes a nível mundial.

"É uma honra receber uma vez mais os melhores surfistas de ondas grandes do mundo. Eles são verdadeiros heróis do mar. Durante quatro meses de período de espera, procurámos a melhor janela para fazer o evento", considerou o representante da WSL em Portugal, Francisco Spínola.

20 mil pessoas no ano passado

A expectativa da organização passa por atrair à praia do Norte um número semelhante ao do ano passado: mais de 20 mil pessoas. "Espero o reforço dessa aposta na certeza de que a Nazaré e a praia do Norte mais uma vez demonstrarão a sua consistência e liderança enquanto local privilegiado para a prática do surf", desejou o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro.

A chamada para o início da prova, de dia único, está marcada para as 07.00 de hoje.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...