Nazaré já é uma das rainhas do circuito de ondas grandes

Três anos após deixar tudo e todos espantados com imagem que se tornou viral, praia do Norte vai figurar no calendário competitivo.

A World Surf League (WSL, entidade que gere o surf profissional) acaba de divulgar o calendário do Big Wave Tour (BWT) 2016-17, com uma importante novidade para o público português. O Nazaré Challenge será um dos três eventos do circuito mundial de ondas grandes no hemisfério Norte e poderá acontecer entre 15 de outubro e 28 de fevereiro.

"Nós já andávamos a ser desafiados pelo presidente da Câmara da Nazaré, e eu, sendo o representante da WSL em Portugal, quanto mais eventos de topo conseguir fazer melhor", explica Francisco Spínola, que desde 2009 organiza a etapa do campeonato mundial em Supertubos (Peniche).

"Há quatro anos ninguém pensava que era possível surfar aquelas ondas na remada, ninguém nunca o tinha feito. O surf de ondas grandes tem estado a evoluir a um ritmo alucinante! Por exemplo, aquilo que se passou em Jaws (também conhecido por Pe"ahi) neste ano... Nunca ninguém imaginou que eles fossem conseguir surfar ondas daquele tamanho sem serem puxados por um jet ski. Mas a verdade é que andam lá todos e portanto tudo aconteceu de forma natural."

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

"Gilets jaunes": se querem a globalização, alguma coisa tem de ser feita

Há muito que existe um problema no mundo ocidental que precisa de uma solução. A globalização e o desenvolvimento dos mercados internacionais trazem benefícios, mas esses benefícios tendem a ser distribuídos de forma desigual. Trata-se de um problema bem identificado, com soluções conhecidas, faltando apenas a vontade política para o enfrentar. Essa vontade está em franco desenvolvimento e esperemos que os recentes acontecimentos em França sejam mais uma contribuição importante.