Há 75 anos, Silverstone recebeu a primeira corrida de F1
FOTO: F1.COM

Há 75 anos, Silverstone recebeu a primeira corrida de F1

O vencedor da primeira corrida de sempre da modalidade foi Giuseppe Farina, que conduzia um Alfa Romeo. Atualmente, já nada é como era.
Publicado a
Atualizado a

Foi o Grande Prémio de Inglaterra e aconteceu no circuito mais emblemático da modalidade: Silverstone, que funcionara como campo de aviação pela Força Aérea Real Britânica durante a II Guerra Mundial, recebeu a 13 de maio de 1950 a primeira corrida de Fórmula 1.

Na pista estavam 26 pilotos e nem um carro alemão – as fábricas do país ainda estavam em reconstrução. No ano inaugural da Fórmula 1, a temporada contou com sete provas. Nas seis disputadas na Europa, foi sempre um piloto da Alfa Romeo a subir ao pódio: Giuseppe Farina arrecadou três primeiros lugares e Juan Manuel Fangio outros três. Nas 500 milhas de Indianópolis, a sétima prova da temporada, participaram apenas pilotos norte-americanos (quem ganhou foi Johnnie Parsons, ao volante de um Kurtis Kraft-Offenhauser).

Foi também farina que se sagrou campeão nesse ano, com 30 pontos, logo seguido de Fangio e de Fagioli. Recorde-se que, nessa altura, apenas os quatro melhores resultados contavam para o campeonato, e que o mesmo carro podia ser partilhado por vários pilotos.

A caminho da celebração do centenário da modalidade, a Fórmula 1 é hoje muito mais um espetáculo e, dizem alguns críticos, menos um desporto onde o que conta é a destreza do piloto. Os últimos anos e o interesse da Netflix acabaram por ditar também algumas tendências – e elevar para valores ainda mais estratosféricos tudo o que rodeia a modalidade, que é perseguida por grandes marcas que querem estar presentes nas equipas, mas também nas corridas.

São atualmente 10 equipas aquelas que competem em cada temporada, cada uma podendo levar dois pilotos à competição – e os carros não podem ser partilhados a menos que haja algum impedimento por parte de um dos pilotos com assento garantido durante toda a temporada. Também já não há apenas sete corridas por temporada (este ano são 24 provas, em redor do globo) e os campeões, esses, vão variando.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt