Homenagem e medalha de mérito para Telma Monteiro

Judoca do Benfica receberá distinção antes de entrar em ação no campeonato da Europa. Vai lutar pela 15.ª medalha em 15 participações

Telma Monteiro vai ser homenageada no segundo dia dos Europeus de judo, em Lisboa, no sábado, de 17 de abril, numa cerimónia com a presença do Presidente da República e na qual a judoca será distinguida pelo Governo.

A distinção à melhor judoca portuguesa de sempre e única medalhada olímpica ficou logo definida em abril de 2019, no momento de atribuição da organização dos Europeus a Portugal. Na cerimónia, na Altice Arena, Telma receberá ainda uma "medalha de mérito" atribuída pelo governo, segundo disse à Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, deixando elogios à judoca, que considera "uma das melhores atletas do mundo".

Na homenagem está prevista a transmissão de um vídeo a ilustrar momentos na carreira de Telma Monteiro, de 35 anos, que foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A irmã, Ana Monteiro, antiga judoca internacional e já retirada, que há mais de 20 anos a convenceu a ir treinar no clube de judo de Almada das Construções Norte e Sul estará presente.

Os Europeus de judo de Lisboa decorrem entre 16 e 18 de abril, no Altice Arena, numa competição em que Portugal terá 18 judocas em prova, entre os quais Telma Monteiro, à procura da sua 15.ª medalha no 15.ª Europeu. A judoca do Benfica contabiliza desde 2004 medalhas em todos os Europeus que disputou, das quais cinco são de campeã da Europa, duas de prata e sete de bronze.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG