Gabriel Lopes conquista medalha de bronze nos Europeus de natação

O nadador português de 25 anos foi terceiro na final dos 200 metros estilos.

O português Gabriel Lopes, de 25 anos, conquistou esta quarta-feira a medalha de bronze nos 200 metros estilos nos Campeonatos da Europa de Natação que decorrem em Roma, Itália.

O nadador de Coimbra brilhou naquela que foi a sua estreia em finais de Europeus de piscina longa, com o tempo de 1.58,34 minutos, tendo a chegada sido muito disputada entre os três nadadores que alcançaram o pódio. Refira-se que Gabriel Lopes tinha sido o mais rápido das eliminatórias.

Lopes apresentou-se na pista mais central, a número quatro, tendo melhorado o seu máximo pessoal em 22 centésimos, aproximando-se do recorde nacional, de Alexis Santos (1.58,19). Nos metros finais foi apenas superado pelo húngaro Hubert Koos (1.57,72), o novo campeão europeu, e pelo italiano Alberto Rozzeti (1.57,82).

Pela primeira vez na história Portugal conquista duas medalhas num único Campeonato da Europa, uma vez que na sexta-feira Diogo Ribeiro, de apenas 17 anos, alcançou igualmente o bronze nos 50 metros mariposa.

Na história dos Europeus já são quarto os nadadores portugueses que venceram medalhas, pois além de Gabriel Lopes e Diogo Ribeiro, já tinham subido ao pódio Alexis Santos (bronze 200 metros estilos dos Europeus de Londres de 2016) e Alexandre Yokochi (prata nos 200 metros estilos em Sófia 1985).

Refira-se que Gabriel Lopes já tinha mostrado estar em grande forma nas piscinas do Foro Italico de Roma, quando na sexta-feira bateu o recorde nacional dos 200 metros bruços, com o tempo de 2.11,92 minutos, tendo superado o tempo de 2.13,21 estabelecido por Carlos Almeida, em agosto de 2013 em Barcelona.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG