Fernando Gomes e o último jogo como presidente: "Faltou o título mundial"
FPF

Fernando Gomes e o último jogo como presidente: "Faltou o título mundial"

Presidente da Federação Portuguesa de Futebol está em final de mandato.
Publicado a
Atualizado a

Na liderança da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) desde 2010, Fernando Gomes despede-se hoje dos jogos da seleção. Presente em Split, onde Portugal joga com a Croácia, o ainda líder federativo afirmou que está contente com o trabalho realizado nos três mandatos...apesar de lhe ter faltado a conquista de um Campeonato do Mundo de futebol.

"Não se pode dizer que seja uma despedida, vamos continuar a apoiar a seleção e continuar a ser fãs incondicionais. Despedida meramente da presidência da Federação após três mandatos. Neste período, o que fizemos em termos da promoção do futebol português e de Portugal, só podemos estar realizados. Hoje é o último jogo, mas ainda temos algo para conquistar, nomeadamente a qualificação da seleção feminina dia 29, que vai jogar o playoff para estar no terceiro Europeu consecutivo. Ainda temos coisas para concluir. Aqui já estamos apurados para os quartos de final da Liga das Nações, a segunda consecutiva sem necessidade de cálculos nem playoff. Satisfação muito grande termos estado à frente do futebol português e termos feito o que é visível e palpável", disse Fernando Gomes, admitindo que vai ficar nostálgico, mas sem saudades, porque irá continuar a acompanhar a seleção como adepto.

Se o último jogo é esta segunda-feira (15 de novembro), o primeiro ainda está na memória do presidente: "Foi a 28 de fevereiro de 2012. Inauguração do estádio de Varsóvia, Polónia-Portugal (0-0). Se perspetivava passados 13 anos ter tantas alegrias como presidente da FPF e com a seleção, sinceramente tinha algumas dúvidas que fosse possível. Já tínhamos tido gerações como a de ouro, em 2004 perdemos com a Grécia, em 2000 meia-final do Europeu, e nas meias-finais de 2006. Felizmente a 10 de julho de 2016 tivemos a enorme felicidade do Eder marcar aquele golo e dar-nos a oportunidade de sermos campeões da Europa."

Dos sub-16 ao futsal e futebol de praia, quase tudo conquistou, "mas mão há duvida" que o Euro2016 e a Liga das Nações2019 são títulos que nunca mais vai esquecer. E Cabe a outras pessoas avaliarem o que fizemos. "A seleção sub-21 tem feito um trabalho fantástico, lançar jovens, a maior parte dos que chegam à seleção principal. Gostaria muito de ter dado o título europeu de sub-21, estivemos duas vezes muito próximos, 2015 e 202, mas se olharmos ao que fizemos só podemos ficar contentes".

Deixa um legado incomparável, mas "faltou o título Mundial" no futebol, que acreditou se rpossível em 2022 - Portugal perdeu com a Turquia nos quartos-de-final - mas garante que a direção que lider sai satisfeita, honrada e orgulhosa pelo que fez nestes 13 anos. E agradecida aos portugueses que se identificaram com a seleção: "Só espero que se lembrem que não há só a seleção A masculina, há outras..."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt