FC Porto empresta Gabriel Veron ao Santos de Pedro Caixinha e Neymar
O futebolista Gabriel Veron foi emprestado pelo FC Porto ao clube brasileiro Santos, treinado pelo português Pedro Caixinha, até ao final de 2025, com opção de compra.
"Este acordo prevê também uma opção de compra de 80% dos direitos económicos do jogador por cinco milhões de euros (M€). O FC Porto declara que esta cedência não contou com intermediação", informaram os dragões, em comunicado.
Afastado das opções do FC Porto desde o verão de 2023, por entre lesões e problemas disciplinares, Veron, de 22 anos, volta a ser emprestado a um clube do Brasil, após ter contabilizado seis golos e duas assistências em 37 jogos no ano passado pelo Cruzeiro.
Um golo e quatro assistências em 26 partidas resumiram a passagem do extremo pelos 'dragões', ao serviço dos quais venceu uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira, além de dois desafios com a equipa B, da II Liga.
Vencedor e melhor jogador do Mundial de sub-17 de 2019, Gabriel Veron tinha saído do Palmeiras por 10,3 M€, após participar nas conquistas de duas Taças dos Libertadores, uma Supertaça sul-americana, um campeonato brasileiro, uma Taça do Brasil e dois campeonatos estaduais paulistas, quase sempre sob alçada do português Abel Ferreira.
No Santos, campeão do segundo escalão brasileiro em 2024, o dianteiro será orientado pelo recém-contratado Pedro Caixinha e vai encontrar o internacional brasileiro Neymar.