FC Porto contrata médio dinamarquês Victor Froholdt ao FC Copenhaga por 20 ME

FC Porto contrata médio dinamarquês Victor Froholdt ao FC Copenhaga por 20 ME

Os valores envolvidos fazem da transferência a segunda mais cara de sempre do FC Porto, a par das vindas de David Carmo, Óliver Torres e Giannelli Imbula, ficando apenas atrás de Samu.
Publicado a
Atualizado a

O futebolista dinamarquês Victor Froholdt, de 19 anos, é reforço do FC Porto, proveniente do FC Copenhaga, numa transferência que motivou um investimento de 20 milhões de euros (ME), mais dois mediante objetivos, confirmaram esta quarta-feira, 23 de julho, os dois clubes.

"O FC Porto chegou a acordo com o FC Copenhaga para a aquisição, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos de Victor Froholdt pelo valor fixo de 20 milhões de euros, acrescido de uma remuneração variável máxima de 2 ME em função do cumprimento de certos objetivos", pode ler-se no comunicado publicado pelos 'dragões' no seu sítio oficial.

O jovem centrocampista, que conta com duas internacionalizações pela principal seleção dinamarquesa, assinou pelos portistas um vínculo válido por cinco temporadas, com uma cláusula de rescisão cifrada nos 85 ME.

Os 'azuis e brancos' notificaram ainda que tiveram encargos de intermediação de 5% do valor da transação e que o campeão dinamarquês se encarregou de cobrir o mecanismo de solidariedade a terceiros, salvaguardando 10% das mais-valias de uma futura transferência.

"Sinto-me honrado por estar aqui. O FC Porto é um clube enorme, com muita história e muitos troféus nacionais e internacionais. Gosto muito do Estádio do Dragão e da atmosfera que os adeptos criam, já ouvi falar muito deles. Estou ansioso por jogar diante de todos os portistas. As primeiras impressões foram muito boas e sinto-me ansioso para começar", afirmou o médio, em declarações difundidas pelos canais de comunicação do clube. 

Formado no campeão dinamarquês, Froholdt chegou à formação principal do clube em 2023/24, ainda com 17 anos, mas foi na época transata que assumiu protagonismo, ao ser figura destacada na equipa que conquistou a Liga e a Taça da Dinamarca, com 53 jogos registados, nos quais somou seis golos e três assistências.

A contratação 'azul e branca' partirá agora para a Áustria, de modo a juntar-se aos novos companheiros de equipa, que continuam no estágio em Aigen im Ennstal até sexta-feira, mostrando-se "ansioso" por integrar os trabalhos.

"Estou ansioso por conhecer os meus companheiros no treino. Sei que este clube tem muita qualidade e jogadores muito bons, por isso tenho de me concentrar e mostrar o que posso acrescentar à equipa. Estou ansioso por mostrar o que consigo fazer e por ajudar a equipa e o clube a ganhar, de forma a deixarmos os adeptos orgulhosos", expressou.

O jogador destro, de elevada estatura (1,87 metros), foi selecionado para o melhor 'onze' da última edição do campeonato dinamarquês e é reconhecido pela sua capacidade de progressão com bola, agressividade nos duelos e capacidade de cobertura abrangente do terreno, podendo desempenhar as várias posições do meio-campo.

Em março, estreou-se pela principal seleção da Dinamarca, em duelo frente a Portugal, no qual a formação das 'quinas' venceu por 5-2 e carimbou a passagem às meias-finais da Liga das Nações, que acabaria por conquistar.

"Sinto-me honrado por ser o primeiro jogador dinamarquês do FC Porto. Há muitos dinamarqueses noutros clubes, mas faltava um ao melhor clube de Portugal", referiu.

No passado sábado, Froholdt ainda alinhou os 90 minutos na vitória do Copenhaga frente ao Viborg (3-2), relativa à primeira jornada do principal escalão dinamarquês, no que terá sido o jogo de despedida do clube que representou desde os escalões de formação.

"Eu adoro o FC Copenhaga e joguei lá muitos anos, mas agora estou pronto para o próximo passo. Senti que este clube era perfeito para mim desde o primeiro minuto em que fui contactado. Estou muito feliz por estar aqui e até me sinto nervoso para começar", confessou.

Os valores divulgados pelas duas partes fazem da transferência a segunda mais cara de sempre do FC Porto, a par das vindas de David Carmo, Óliver Torres e Giannelli Imbula, ficando apenas atrás de Samu, a maior aquisição da história do futebol português (32 ME).

Trata-se igualmente da maior venda alguma vez efetuada pelo emblema da capital dinamarquesa, a par do ponta de lança islandês Orri Óskarsson, que rumou à Real Sociedad no verão passado.

FC Porto contrata médio dinamarquês Victor Froholdt ao FC Copenhaga por 20 ME
Ríos oficializado no Benfica com cláusula de 100 milhões e promessa de lutar "por todas as competições"
FC Porto contrata médio dinamarquês Victor Froholdt ao FC Copenhaga por 20 ME
Oficial: Francisco Conceição na Juventus rende 32 milhões de euros ao FC Porto

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt