FC Porto consegue um lugar no play-off de acesso aos oitavos da Liga Europa
EPA/ANDREJ CUKIC

FC Porto consegue um lugar no play-off de acesso aos oitavos da Liga Europa

Equipa portista venceu o Maccabi Telavive (1-0) com um golo de Nico González na estreia de Martín Anselmi. Sp. Braga venceu a Lazio (1-0), mas ficou fora. Ruben Amorim apurou-se e José Mourinho vai ter de jogar o play-off.
Publicado a
Atualizado a

Foi uma vitória sofrida a do FC Porto diante do Maccabi Telavive (1-0), mas deu para cumprir o objetivo de se apurar para o play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga Europa. Algo que o Sp. de Braga ambicionava, mas que não conseguiu apesar do triunfo sobre a líder Lazio (1-0).

Esta quinta-feira, numa partida jogada em Belgrado (devido a questões de segurança em Israel), os azuis e brancos venceram na estreia de Martín Anselmi, com um golo de cabeça de Nico González, apesar da exibição ser pouco ou nada convincente. O FC Porto encerrou assim a primeira fase da competição com 11 pontos, em 18.º lugar.

A primeira vitória dos dragões em 2025 chegou para garantiu o lugar de play-off, onde enfrentará a AS Roma ou o Viktoria Plzen, da República Checa. A primeira mão é no Estádio do Dragão, a 13 de fevereiro e a segunda joga-se no campo do adversário no dia 20 do mesmo mês.

E se se passar as oitavos defrontará a Lazio ou o At. Bilbau. O sorteio é na sexta-feira (12.00), tal como o da Liga dos Campeões (11.00), que conta com Benfica (Brest ou Monaco) e Sporting (B. Dort- mund ou Atalanta), que na quarta-feira se apuraram para o play-off de acesso aos oitavos-de-final da competição.

FC Porto consegue um lugar no play-off de acesso aos oitavos da Liga Europa
Benfica e Sporting garantem presença no play-off da Champions (veja os golos)

Treinador em estreia

No primeiro jogo como treinador do FC Porto, Martin Anselmi deixou Galeno no banco - brasileiro está a ser negociado com o Al Ahli da Arábia Saudita - e fez regressar Fábio Vieira ao onze titular. O médio tinha sido criticado pelo treinador anterior, Vítor Bruno, devido à falta de empenho nos treinos, mas ganhou um voto de confiança do novo técnico. A precisar vencer para se apurar sem sustos, a equipa portista chegou ao intervalo sem qualquer golo marcado e apenas com três remates.

O empate ao intervalo eliminava os dragões e apurava o Sp. Braga, que no fim da primeira parte vencia a Lazio com um golo de André Horta (1-0). Um resultado que os bracarenses iriam aguentar até ao fim.

No segundo tempo, Nico González inaugurou o marcador aos 58 minutos e colocou os dragões em vantagem e provisoriamente em lugar de play-off de acesso aos oitavos. A resposta israelita bateu na barra da baliza de Diogo Costa. Obra de Osher Davida, que ainda voltou a tentar bater o guarda-redes portista. Tal como Elad Madmon, que ainda deve estar a pensar como Otávio impediu a bola de entrar na baliza portista. Aos 87 minutos a bola entrou mesmo na balizas, mas o lance foi invalidado e o FC Porto continuou em posição de play-off até ao apito final.

Os portistas não ganhavam fora de casa nas provas da UEFA desde novembro de 2023, quando venceu em Antuérpia. O regresso aos triunfos ao fim de cinco jogos, pode ser a mudança de ciclo a funcionar, depois da troca de treinador.

Sp. Braga ficou à porta

No Estádio Municipal de Braga, a equipa de Carlos Carvalhal venceu a apurada Lazio, com um golo de Ricardo Horta, na oitava e última jornada, mas fechou a primeira fase da competição, disputada por 36 equipas, na 25.ª posição, a primeira fora da zona de acesso ao play-off, com 10 pontos.

O Manchester United de Ruben Amorim bateu o FCSB em Bucareste (2-0) e seguiu diretamente para os Oitavos-de-final, enquanto o Fenerbahçe de José Mourinho carimbou o apuramento para o play-off ao empatar a dois golos na Dinamarca diante do Midtjylland.

isaura.almeida@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt