Portugal continua com 100% de apuramentos em fases finais

Em sete presenças em campeonatos da Europa, nunca a seleção nacional foi eliminada na primeira fase

Portugal manteve-se hoje com a única seleção com o pleno de apuramentos em fases de grupos de Europeus de futebol, ao somar frente à Hungria (3-3) o terceiro empate no Grupo F, em Lyon.

Depois das igualdades com Islândia (1-1) e Áustria (0-0), a formação das 'quinas' também não conseguiu bater os magiares, mas, face ao apuramento dos quatro melhores terceiros, logrou manter a eficácia em fase de grupos.

Nas anteriores seis presenças (1984, 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012), Portugal também havia conseguido o apuramento, então apenas para os dois primeiros.

Em 1984, Portugal passou com um triunfo (Roménia) e dois empates (RFA e Espanha), em 1996, somou duas vitórias (Turquia e Croácia) e um empate (Dinamarca) e, em 2000, fez o pleno de nove pontos, face a Inglaterra, Roménia e Alemanha.

Em casa, em 2004, a equipa lusa entrou a perder (Grécia), mas venceu os últimos dois (Rússia e Espanha) e, em 2008, a história foi ao contrário, com dois triunfos a abrir (Turquia e República Checa) e um desaire a fechar (Suíça).

Há quatro anos, na Polónia e na Ucrânia, Portugal repetiu o que havia feito em 2004, com um desaire no primeiro jogo (Alemanha) e vitórias nos seguintes (Dinamarca e Holanda).

Nesta ocasião, e pela primeira vez na sua história, em 12 fases finais, entre Europeus (sete) e Mundiais (cinco), a seleção lusa não conseguiu um único triunfo, um verdadeiro 'feito', num grupo com Hungria, Islândia e Áustria.

O facto de três seguirem em frente terá evitado o que seria uma das maiores 'barracas' da história da seleção lusa e o acabar de um registo ímpar entre as seleções com pelo menos duas presenças em fases finais.

Entre as maiores potencias do 'velho continente', a França e a Holanda, com 75 por cento de aproveitamento (seis apuramentos e oito presenças na fase de grupos) secundam Portugal, seguidos de Alemanha (sete em 10), Espanha (seis em nove) e Itália (cinco em oito).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG