Charisteas destruiu o sonho português há 12 anos

Avançado grego marcou o único golo da final frente a Portugal no Euro 2004

Anfitriã pela primeira vez de um Europeu de futebol, a seleção portuguesa tinha motivação extra para chegar longe em 2004, mas não começou da melhor maneira. Jogo de abertura e da fase de grupos, Portugal defrontava a Grécia. Karagounis inaugurou o marcador logo aos 7 minutos e Basinas, de grande penalidade, ampliou a vantagem já na segunda parte. Cristiano Ronaldo ainda reduziu nos descontos, mas a seleção portuguesa acabou por perder o primeiro encontro.

Apesar do mau início, nem tudo estava perdido. Após vitórias frente à Rússia e a Espanha, Portugal apurou-se para os quartos-de-final na liderança do grupo, com 6 pontos.

No confronto dos quartos-de-final, Portugal tinha pela frente a Inglaterra. Num jogo frenético no Estádio da Luz, os ingleses adiantaram-se no marcador logo no terceiro minuto, através de Michael Owen. Só a sete minutos do fim é que Portugal chegou ao golo. Postiga igualou a partida, levando o jogo a prolongamento. Rui Costa deu a vantagem no minuto 110, mas Lampard, cinco minutos depois, empurrou Portugal para as grandes penalidades. O guarda-redes Ricardo, após defender o remate de Vassel sem luvas, marcou o golo decisivo. Portugal estava nas meias-finais.

Nas meias-finais, seguiu-se a Holanda. Ronaldo e Maniche colocaram Portugal em vantagem e o auto golo de Jorge Andrade não foi suficiente para a seleção holandesa eliminar a equipa das quinas, que acabou por vencer por 2-1 e chegar a final.

No último embate, Portugal voltava a defrontar a Grécia, com quem perdeu no jogo inaugural. Um golo solitário de Charisteas foi o suficiente para a seleção grega se sagrar campeã europeia, destroçando a esperança dos portugueses de conquistar o título europeu pela primeira vez.

12 anos depois, a seleção portuguesa encontra-se nas meias-finais do Euro2016 e, apesar de não jogar em casa, a esperança mantém-se. Do plantel que esteve presente em 2004, apenas Cristiano Ronaldo e Ricardo Carvalho continuam ao serviço da seleção.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG