António Silva marcou um dos golos da vitória do Benfica sobre a Juventus, na Luz, em outubro de 2020.
António Silva marcou um dos golos da vitória do Benfica sobre a Juventus, na Luz, em outubro de 2020.FOTO: Gerardo Santos

Equipas portuguesas só venceram 43 dos 177 jogos com italianas, mas Juventus não tem boas recordações do Benfica

Sporting, Benfica e Sp. Braga têm esta semana jogos decisivos nas provas da UEFA com equipas de Itália. O histórico não é favorável, mas os encarnados só perderam uma vez com a Juventus, os leões só ganharam uma vez ao Bolonha e os bracarenses estreiam-se com a Lazio.
Publicado a
Atualizado a

Benfica e Sporting definem o futuro na Liga dos Campeões e o Sp. Braga na Liga Europa frente a equipas italianas. É um autêntico mini-campeonato entre os dois países, com muito para decidir. E aquilo que diz a história não é muito favorável, pois nenhuma das 12 equipas portuguesas que já defrontaram italianos tem vantagem no confronto. E num total de 177 partidas realizadas para as provas da UEFA, os emblemas nacionais apenas conseguiram 43 vitórias, contra 87 dos italianos e 47 empates.

Teoricamente, o Benfica quem tem o duelo mais complicado da semana, uma vez que visita a Juventus, mas bem se pode dizer que a equipa de Turim não tem sido nada feliz com os encarnados, pois nos oito jogos que ambos disputaram o clube da Luz soma seis vitórias, um empate e uma derrota. E refira-se que a última vez que o Benfica visitou a Juventus saiu de lá com os três pontos na fase de grupos da Champions, foi em 2022, por 2-1.

De resto, só o FC Porto conseguiu uma vitória diante da Juventus em sete partidas, as outras três equipas que enfrentaram a vecchia signora – V. Setúbal, Marítimo e Sporting – nunca venceram.

Nos 38 jogos que fizeram com equipas italianas, os benfiquistas venceram 11, somando ainda oito empates e e 19 derrotas. Quanto a golos, tem um saldo negativo de 41 marcados e 53 sofridos.

Bolonha em vantagem frente aos leões

Menos complicada será, à partida, a receção dos leões ao Bolonha, naquele que será o quinto confronto entre as duas equipas. No entanto, a equipa portuguesa não tem as melhores recordações desta equipa itliana, pois soma apenas uma vitória por 2-0 em Alvalade, em 1991 para a Taça UEFA, sendo que em Itália se registou um empate.

No entanto, em 1998 também para a mesma competição, os italianos venceram os dois jogos da eliminatória, por 2-0 em Lisboa e 2-1 em casa. De resto, os bolonheses têm apenas mais uma partida frente a emblemas portugueses, já esta época, com o Benfica, na Luz, onde conseguiram um empate 0-0.

No total de 37 confrontos com equipas italianas, o Sporting tem apenas seis vitórias, somando 15 empates e 16 derrotas, contabilizando só 10 golos marcados, tendo sofrido 29.

Lazio em estreia em Braga

O último duelo luso-transalpino da semana europeia realiza-se na quinta-feira, para a Liga Europa, no Minho, onde o Sp. Braga recebe a Lazio a precisar de vencer para poder ainda ter esperanças em garantir um lugar do playoff, uma vez que depende de outros resultados.

Nos 14 confrontos com italianos, os bracarenses venceram três, empataram dois e perderam nove, três dos quais em casa, onde conseguiu ainda dois triunfos e um empate.

Esta é a primeira vez que as duas equipas se defrontam, sendo que a Lazio apenas venceu duas vezes em solo português, diante do V. Guimarães (4-0) em 1997 e ao Benfica (1-0), no Estádio do Bessa, em 2003, tendo perdido cinco vezes fora de casa, duas com Boavista e FC Porto e uma com o Sporting.

Na última jornada das provas europeias, apenas o FC Porto não terá um confronto com equipas italianas, pois vai jogar com os israelitas do Maccabi Telavive, jogo que se realiza em Belgrado, na Sérvia, por causa do conflito no Médio Oriente.

Os dragões têm apenas dois confrontos com israelitas no currículo, ambos diante do Maccabi Telavive, na Liga dos Campeões de 2015, por 2-0 em casa e 3-1 fora. Um resultado semelhante deverá ser suficiente para os portistas garantirem um lugar no playoff.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt