Edgar Ié, o gémeo e a cicatriz que prova quem joga afinal em Bucareste

Edgar Ié, o gémeo e a cicatriz que prova quem joga afinal em Bucareste

Clube romeno desmentiu suspeitas sobre identidade do luso-guineense que se viu envolvido numa polémica à escala mundial.
Publicado a
Atualizado a

Surreal é dizer pouco. Edgar Ié joga no Dínamo Bucareste desde fevereiro e foi acusado de enviar o irmão gémeo, Adelino Ié, também jogador, que alinhou no Tluchowia Tluchow (Polónia) a jogar por ele na Roménia. A hipótese foi levantada por um jornalista, Daniel Sendre, no Facebook deu origem a uma polémica troca de identidades que o clube já desmentiu. A cicatriz no joelho direito, fruto de uma cirurgia feita em 2022 na sequência de uma rutura dos ligamentos cruzados será a prova, segundo disse o médico do clube à Gazeta Sporturilor, que Edgar Ié (30 anos) é mesmo ele.

Segundo a tese que deu origem ao rumor, o defesa central formado no Sporting e com passagem pelo Barcelona e pelo Lille falaria fluentemente inglês e a partir de certa altura passou a falar apenas português e sem se expressar ou perceber inglês. A história tornou-se viral quando um dos mais conceituados jornalistas romenos pegou na história e noticiou que o clube teria começado a desconfiar que ou tinha contratado o irmão errado ou por alguma razão eles teriam-se passado passar um pelo outro e que isso podia retirar pontos ao Dínamo Bucareste - arriscava perder todos os cinco jogo que Ié fez  e nos quais conquistou 8 pontos. 

Confrontada a Federação Romena de Futebol reagiu como se de uma notícia com fundamento se tratasse. “Não há qualquer cenário previsto para esta situação. Se o jogador que jogou não é o verdadeiro, pode haver sanções. Legalmente, um exame de ADN pode decidir tudo se o resultado for contra ti”, explicou fonte da Federação romena, ao iAMsport, isentando o clube: “Em relação a perda de jogos na tabela, a possibilidade terá de ser equacionada. Mas se o Dínamo foi enganado e conseguir prová-lo, então o risco de perder pontos não existe.”

O internacional português Edgar Ié reagiu em jeito de gargalhada (com emojis) ao caso e o clube acusou a comunicação social romena de “criar” um caso. “Deviam prestar mais atenção porque estão a criar um caso. Ninguém falou connosco. Consideramos a pessoa que lançou esse rumor como um cancro para o Dínamo. Foi um ataque concertado contra nós. Não quero que sejamos ridicularizados. Esqueçam isto, é falso. Há um mundo entre ele e o seu irmão”, disse o administrador Andrei Nicolescu, depois do jogo com o UTA Arad, que o Dínamo venceu por 2-0 (sem Ié).

As declarações do administrador não calaram as desconfianças criadas e até alimentadas por alguns colunáveis como o ex-jogador e ex-presidente do clube, Florin Prunea. O Dínamo decidiu “processar o autor da informação errónea por graves danos à imagem do clube”. “Uma farsa, uma calúnia e um ataque vergonhoso contra o clube. Dínamo Bucareste contratou Edgar Miguel Ié através de um empresário reconhecido a nível europeu. Estamos a falar de transparência, de legalidade em primeiro lugar”, reagiu o Dínamo Bucareste. 

O clube foi ainda mais longe e explicou que Edgar Miguel Ié recebeu um certificado de transferência internacional emitido pela federação turca, verificado pela Federação Romena de Futebol e pela FIFA, foi registado pela Liga Profissional de Futebol (LPF), recebeu um certificado de registo da Inspeção Geral de Imigração (IGI), o que prova que o estado tem registos da estadia na Roménia. 

Edgar juntou-se ao clube romeno em fevereiro, depois de se desvincular dos turcos do Basaksehir, enquanto Edelino esteve no Tluchowia Tluchow, da Polónia até dia 7 de maio, depois de no ano passado ter representado o Resende, do Campeonato de Portugal.

isaura.almeida@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt