Da homenagem ao Kaiser  à goleada da Alemanha
EPA/FRIEDEMANN VOGEL

Da homenagem ao Kaiser à goleada da Alemanha

Triunfo sem contestação dos anfitriões sobre a Escócia (5-1). Cerimónia de abertura evocou ex-campeões e Franz Beckenbauer.
Publicado a
Atualizado a

A Alemanha marcou seis golos e ganhou 5-1 à Escócia e isso diz muito do domínio da seleção da casa no jogo de abertura do Euro2024. Florian Wirtz fez o primeiro golo do campeonato aos dez minuto e deu início a uma goleada festiva para os anfitriães. 

Bem posicionada e sem facilitar a tarefa aos escoceses, oa seleção alemã construiu um triunfo sólido. O 2-0 apareceu pouco depois por Jamal Musiala e o terceiro foi de grande penalidade a castigar uma falta feia de Ryan Porteous, que acabou expulso antes do intervalo. Chamado à marca dos 11 metros Kai Havertz  fez o 3-0.

 A Escócia tentou não estacionar o autocarro, mas acabou por se resignar ao domínio da Alemanha. No segundo tempo os escoceses quiseram chegar à baliza de Manuel Neuer, mas sem jeito ou engenho acabariam o jogo sem qualquer remate à baliza (o golo escocês resultou de um autogolo). Do outro lado, Gunn ainda sofreria mais dois. Niclas Füllkrug fez o 4-0 com um remate espetacularmente indefensável e ainda viu o árbitro invalidar-lhe um golo por fora de jogo.

Já com Thomas Müller em campo (fez o jogo 130 pela Mannschaft), a Escócia teve uma ajudinha de Rüdiger para fazer o golo de honra que os adeptos fizeram po r merecer nas bancadas. As contas da goleada foram fechadas por Emre Can (5-1) e a Alemanha revelou assim publicamente a intenção de ficar com o troféu Henry Delaunay, que entrou em campo nas mãos de Heidi Beckenbauer, viúva de Franz Beckenbauer, o Kaiser. 

Na companhia dos dois capitães vivos das seleções alemãs campeãs da Europa, Bernard Dietz (1980) e Jürgen Klinsmann (1996), a mulher de Beckenbauer enviou um beijinho para o céu. Uma forma de recordar o campeão mundial como jogador e selecionador da Mannschaft, que morreu a 7 de janeiro. 

Com muitos ilustres na tribuna, como o treinador português José Mourinho e Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, bem como os líderes da UEFA, Aleksander Ceferin, e da FIFA, Gianni Infantino, o árbitro francês Clément Turpin deu o apito inicial no jogo de abertura da 17.ª edição do Campeonato da Europa, que terminou com o triunfo (fácil) dos da casa.

A edição de 2024 é a terceira do Europeu com 24 seleções, entre as quais a estreante absoluta Geórgia e a Sérvia, que participa pela primeira vez a solo, após o fim da Jugoslávia. Pela nona vez, e oitava consecutiva, também estará a seleção portuguesa, que repete as presenças das edições de 1984 (meias-finais), 1996 (quartos de final), 2000 (meias-finais), 2004 (final), 2008 (quartos de final), 2012 (meias-finais), 2016 (vencedor) e 2020 (oitavos de final).

No Euro2024, Portugal vai disputar o Grupo F, juntamente com República Checa (18 de junho, em Leipzig), Turquia (22, em Dortmund) e Geórgia (26, em Gelsenkirchen).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt