Conheça as seleções no caminho de Portugal na qualificação para o Mundial2026

Conheça as seleções no caminho de Portugal na qualificação para o Mundial2026

Caso ultrapasse a Dinamarca nos quartos de final da Liga das Nações, Portugal vai ficar alojado no Grupo F, juntamente com Hungria, República da Irlanda e Arménia. Caso seja derrotada pela seleção nórdica, a equipa das quinas vai medir forças com a Grécia, Escócia e Bielorrússia no Grupo C.
Publicado a
Atualizado a

Portugal ficou esta sexta-feira a conhecer os possíveis adversários na fase de qualificação para o Mundial 2026, ainda que o grupo em que vai ser inserido esteja dependente do desempenho na fase final da Liga das Nações.

Caso ultrapasse a Dinamarca nos quartos de final, vai ficar alojado no Grupo F, juntamente com Hungria, República da Irlanda e Arménia.

Caso seja derrotada pela seleção nórdica, a equipa das quinas vai medir forças com a Grécia (duplo carrasco no Euro 2004), Escócia e Bielorrússia no Grupo C.

No sorteio, que decorreu em Zurique, na Suíça, Portugal já sabia que ia evitar Croácia, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Suíça e Áustria na qualificação, já que foram colocados igualmente no pote dos cabeças de série.

Caso não consiga a qualificação direta ou o segundo lugar no grupo, Portugal tem garantido um lugar na fase de play-off, assegurado pela campanha na Liga das Nações, em que venceu o Grupo A1 à frente de Croácia, Escócia e Polónia.

Numa reação ao sorteio, Roberto Martínez afirmou que o "caminho certo" para Portugal é vencer nos quartos de final da Liga das Nações e mostrou-se satisfeito por ter ficado num grupo de quatro equipas no apuramento para o Mundial2026 de futebol.

Em declarações ao canal 11, minutos após o sorteio da fase europeia de qualificação para o próximo Campeonato do Mundo, que decorreu em Zurique, na Suíça, o selecionador português defendeu que o principal, para já, é vencer a Dinamarca em março do próximo ano e marcar presença na 'final four' da Liga das Nações.

"O caminho certo é tentar ganhar os quartos de final e estar na 'final four'. Depois disso, podemos avaliar as seleções. Certo é que não há jogos fáceis. É importante ficarmos num grupo de quatro. Queremos estar em junho na 'final four' e depois iniciar o apuramento. Para a nossa preparação, é melhor", disse Roberto Martínez.

"São seleções que conheço bem. A Escócia defrontámos recentemente. A Hungria, por exemplo, fez um excelente apuramento para o último Europeu. A Irlanda defrontámos num particular antes do Europeu. Não há jogos fáceis. Acreditamos muito no que podemos fazer", referiu o técnico espanhol.

Para Martínez, o apuramento para o Mundial2026 é mesmo "mais um passo para o sonho".

"Esse sonho é um dia ganhar o Mundial e é nisso que trabalhamos todos os dias", concluiu.

Portugal vai tentar a nona presença na fase final de um Campeonato do Mundo, sétima seguida.

O Mundial2026, o primeiro com 48 seleções, 16 europeias, vai ser disputado de 11 de junho a 19 de julho, sendo coorganizado por Estados Unidos, México e Canadá.

De acordo com o calendário da FIFA, a fase de qualificação europeia arranca em 21 de março de 2025 e termina em 18 de novembro do mesmo ano, enquanto o play-off terá lugar entre 26 e 31 de março de 2026.

Composição dos grupos:

Grupo A: Vencedor Alemanha/Itália, Eslováquia, Irlanda do Norte e Luxemburgo;

Grupo B: Suíça, Suécia, Eslovénia e Kosovo;

Grupo C: Derrotado Portugal/Dinamarca, Grécia, Escócia e Bielorrússia;

Grupo D: Vencedor França/Croácia, Ucrânia, Islândia e Azerbaijão;

Grupo E: Vencedor Espanha/Países Baixos, Turquia, Geórgia e Bulgária;

Grupo F: Vencedor Portugal/Dinamarca, Hungria, República da Irlanda e Arménia;

Grupo G: Derrotado Espanha/Países Baixos, Polónia, Finlândia, Lituânia e Malta;

Grupo H: Áustria, Roménia, Bósnia, Chipre e São Marino;

Grupo I: Derrotado Alemanha/Itália, Noruega, Israel, Estónia e Moldávia;

Grupo J: Bélgica, País de Gales, Macedónia do Norte, Cazaquistão e Liechtenstein; 

Grupo K: Inglaterra, Sérvia, Albânia, Letónia e Andorra;

Grupo L: Derrotado França/Croácia, República Checa, Montenegro, Ilhas Faroé e Gibraltar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt