A nova Comissão de Atletas Olímpicos.
A nova Comissão de Atletas Olímpicos.COP

Comissão de Atletas Olímpicos tomou posse e ouviu promessas. Governo cria plano para o Desporto a longo prazo

Emanuel Silva é o novo presidente da CAO. Secretário de Estado do Desporto revelou intenção de pensar o Desporto a longo prazo, com uma visão de três ciclos Olímpicos e Paralímpico.
Publicado a
Atualizado a

A nova Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) eleita para o período 2025-2029 tomou esta terça-feira posse na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP). Presidida por Emanuel Silva, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Londres2012, o organismo quer ser voz dos atletas.

“O sacrifício silencioso, a superação constante, as dores das derrotas e a magia das vitórias. Lutei por lugares, por medalhas, por respeito. E é com essa bagagem de vida, feita de esforço e sonhos, que me coloco hoje ao serviço. O meu propósito é tornar esta Comissão ainda mais próxima, ainda mais visível, ainda mais presente. Não quero que nos vejam como uma entidade distante, mas como uma casa comum, um lugar onde cada atleta se sinta representado, ouvido e defendido. Trabalhamos para eles, por eles e com eles pelo presente e pelo futuro do desporto em Portugal”, sublinhou Emanuel Silva.

No discurso de tomada de posse, o canoísta não esqueceu quem lhe antecedeu no cargo - Susana Feitor, Nuno Fernandes, Nuno Barreto, João Neto, João Rodrigues e Diana Gomes. A antiga nadadora e recém eleita secretária-geral do COP confessou que saiu do cargo com a “a sensação de missão cumprida”, após tempos “de grande intensidade, com o desenvolvidos projetos e trabalhos no âmbito da carreira dual, pós-carreira, saúde mental, igualdade de género, mentoria, literacia financeira e gestão de finanças pessoais”.

Um legado de "responsabilidade" que deixa a Emanuel Silva, como enalteceu Fernando Gomes. O presidente do Comité Olímpico revelou ter esperança em receber em breve “boas notícias”, quanto à discussão do Programa de Preparação Olímpica para o ciclo 2026-2029, que inclui o projeto Los Angeles2028. As negociações estão a decorrer com o Instituto Português do Desporto e da Juventude e a Secretaria de Estado do Desporto, recordando a promessa feita pelo Primeiro-Ministro de aumentar a dotação em 20%.

Um desejo reafirmado por Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto: “Estamos atentos e sabemos que é necessária uma conjugação séria de esforços relativamente àquilo que é a utilização e otimização dos recursos públicos no desporto." O dirigente lembrou ainda que, além desses 20%, também existem dotações no programa de medidas que foi apresentado, no dia 17 de dezembro, que contemplam o alto rendimento.

Pedro Dias pediu ainda à CAO para apostar nas carreiras duais como uma prioridade e anunciou ainda que está em marcha a construção de um plano de desenvolvimento do Desporto a longo prazo, com uma visão de três ciclos Olímpicos e Paralímpico. Ou seja, a 12 anos, até 2038.

Esta terça-feira, o Comité Olímpico de Portugal (COP), o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) e a secretaria de Estado do Desporto reuniram com vários autarcas para operacionalizar um contrato-programa que prevê 10 milhões de euros para reabilitar Centros de Alto Rendimento (CAR).

Constituição da Comissão de Atletas Olímpicos

Presidente

Emanuel Silva (Canoagem)

Vice-Presidente

Francisco Belo (Atletismo)

Secretário-Geral

Miguel Nascimento (Natação)

Membros

Catarina Costa (Judo)

Cátia Azevedo (Atletismo)

Fernando Pimenta (Canoagem)

João Silva (Triatlo)

Rui Bragança (Taekwondo)

Tamila Holub (Natação)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt