O funeral de José Manuel Constantino terá lugar esta quarta-feira em Gondomar
O funeral de José Manuel Constantino terá lugar esta quarta-feira em Gondomar

Comissão Executiva do COP propõe solução de transição até às eleições

José Manuel Constantino, que presidia ao COP desde 26 de março de 2013, morreu no domingo, aos 74 anos
Publicado a
Atualizado a

A Comissão Executiva do Comité Olímpico de Portugal (COP) vai apresentar uma solução de transição à Assembleia Plenária para a sucessão do presidente José Manuel Constantino, que morreu no domingo, disse hoje à Lusa fonte do organismo olímpico.

"Em caso de perda de mandato de qualquer membro da Comissão Executiva, a vaga será preenchida através de proposta da restante Comissão Executiva, votada, por escrutínio secreto, pela Assembleia Plenária", lê-se no número 4 do artigo 19.º dos Estatutos do COP.

Contactada pela Lusa, fonte oficial do COP assegurou que a Comissão Executiva vai definir a solução transitória, na reunião da próxima sexta-feira, que proporá, posteriormente, à Assembleia Plenária, que engloba todas as federações e membros extraordinários.

A Comissão Executiva, que era presidida por José Manuel Constantino, é formada por cinco vice-presidentes (Sameiro Araújo, Ulisses Pereira, Artur Lopes, João Paulo Vilas-Boas e Vicente Araújo) um secretário-geral (José Manuel Araújo) e cinco vogais (João Rodrigues, Rui Vieira, Teresa Gaspar, Pedro Farromba e Beatriz Gomes).

A mesma comissão integra ainda, por inerência, a presidente da Comissão dos Atletas Olímpicos, Diana Gomes, e o presidente da Academia Olímpica de Portugal, Tiago Viegas.

Constantino, que presidia ao COP desde 26 de março de 2013, morreu no domingo, aos 74 anos, vítima de cancro. O funeral terá lugar esta quarta-feira em Gondomar, pelas 15:00, na Igreja Matriz de São Cosme.

Liderou o organismo olímpico nas duas melhores missões de Portugal a Jogos, com a conquista de quatro medalhas em Tóquio2020 e Paris2024, depois da estreia no Rio2016.

Antes, presidiu ao Instituto de Desporto de Portugal e à Confederação de Desporto de Portugal. Autor de livros e artigos publicados sobre desporto, era considerado um dos grandes pensadores sobre o fenómeno em Portugal, algo que foi reconhecido com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, em 2016, e pela Universidade de Lisboa, em 2023.

As eleições para o COP devem realizar-se em março de 2025, após a aprovação do Relatório e Contas do exercício do ano atual.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt