Exclusivo Cidália Fernandes. Uma Bicampeã Mundial 'esquecida' em Trás-os-Montes

O avô passou-lhe a paixão pela caça e pelo tiro. Compete há três anos e já tem dois títulos Mundiais, o último dos quais conquistado depois de ter tirado uma semana de férias do trabalho para poder treinar. Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 são agora o próximo grande objetivo.

A arma anda sempre com Cidália, não vá ela ter tempo para ir "fazer uma pranchada". Que é como quem diz, partir pelo menos 25 pratos. E por isso mesmo é impossível resistir ao uso de chavões para traçar o perfil da Bicampeã Mundial de Tiro Desportivo TRAP 5, uma modalidade reconhecida mundialmente como Tiro aos Pratos, mas que em Portugal é considerada um hobby. Cidália Fernandes é, literalmente, uma mulher de armas. Alguém que prefere partir pratos a lavá-los. E para ser Campeã Mundial, no dia 11 de setembro, em Mira, foram 138 pratos partidos...

De sorriso fácil e com a "frontalidade respeitosa" que caracteriza os transmontanos, Cidália Fernandes, de 32 anos, revelou ao DN que a relação com armas sempre lhe foi muito familiar graças ao avô Guilhermino, que lhe passou a paixão pelo tiro e pela caça - atividade que não esconde praticar, apesar de hoje em dia não ser bem aceite socialmente.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG