Catarina Campos vai ser VAR no Benfica-Farense
Catarina Campos, que este sábado (15:30) se vai tornar na primeira mulher a arbitrar um jogo da I Liga, no caso o Casa Pia-Rio Ave em Rio Maior, vai cumprir as funções de VAR no jogo no Benfica-Farense de quarta-feira (20:15), também do primeiro escalão.
A equipa de arbitragem nomeada pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol será liderada por Hélder Carvalho, terá Francisco Pereira e Hugo Ribeiro como assistentes, Inês Andrada como quarta árbitra e Catarina Campos como VAR, acompanhada por Pedro Felisberto (AVAR).
Internacional desde 2018, a juíza de 39 anos natural de Viseu mas pertencente à AF Lisboa faz parte da categoria de elite da UEFA há cerca de um ano e meio e estreou-se como árbitra principal nas provas da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) em fevereiro deste ano, quando apitou o Paços de Ferreira-Feirense, da II Liga.
Numa tarde histórica, Catarina Campos teve bastante trabalho no final do encontro, já que os jogadores de ambas as equipas se envolveram em violenta confusão após a vitória do Feirense por 2-1, obrigando a árbitra a distribuir vários cartões, entre eles vermelhos.
Natural de Viseu e formada em Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Viseu, mudou-se sozinha para Lisboa, na perspetiva de encontrar trabalho na área do jornalismo. Mas, em 2008, acabou por tirar o curso de arbitragem, na Associação de Futebol de Lisboa. Tinha 23 anos. O passo seguinte foi apitar jogos. A estreia foi em Sintra, no escalão de iniciados, no campeonato distrital de Lisboa.
Do seu currículo constam também vários encontros no Campeonato de Portugal, quarto escalão nacional, e na Liga Revelação, ambos sob a tutela da FPF, bem como algumas partidas internacionais de caráter oficial, incluindo uma esta temporada na UEFA Youth League. No que concerne ao futebol feminino, é presença assídua nas nomeações para a Liga dos Campeões feminina e apuramento para Campeonato Europeu e Mundial.
Árbitra experiente, dirigiu a Final da Taça de Portugal feminina de 2023-24 entre o Benfica e o Racing Power e esteve no jogo internacional de qualificação para o Campeonato da Europa de 2025, competição onde ambiciona estar.