Carvalhal. O sonho da Premier League e de um encaixe de cem milhões

O Sheffield Wednesday, clube treinado pelo português Carlos Carvalhal, disputa amanhã em Wembley o jogo que pode valer a promoção à I Liga inglesa

Em junho não tinham treinador, não havia contratações feitas e o futuro do Sheffield Wednesday na II Liga inglesa era uma incógnita. Quase um ano depois, e com o português Carlos Carvalhal no comando da equipa, estão a um jogo de garantir o acesso à Premier League e um encaixe de cem milhões de euros. Para o sonho tornar-se realidade é preciso que amanhã (17.00) saiam vencedores no último jogo do play-off de acesso à subida, frente ao Hull City, no mítico Estádio de Wembley.

A época do Sheffield Wednesday foi preparada à pressa. Um das primeiras medidas tomadas pelo milionário tailandês Dejphon Chansiri, que comprou o clube durante o verão de 2015, foi a contratação do português Carlos Carvalhal. A ideia inicial passava pelo português assumir a pasta de diretor desportivo, até porque não treinava desde 2012, na altura no Istanbul BB, da I divisão turca. Entre avanços e recuos, contudo, o técnico, que já passou pelo Sporting, entre outros clubes, acabou por assumir o cargo de treinador.

E foi com a chegada de Carlos Carvalhal a 1 de julho que a temporada do Sheffield Wednesday teve início como que numa luta contra o tempo. Até final do mercado de transferências, o último dia de agosto, os The Owls (Corujas), como são conhecidos, inscreveram 14 novos jogadores, entre eles os portugueses Lucas João, Filipe Melo e Marco Matias - o defesa José Semedo já fazia parte do plantel.

Foi uma época de altos e baixos, mas o Sheffield Wednesday acabou por chegar ao sexto lugar, o último que dava acesso ao play-off de acesso à Premier League. Acabaram por ser mais fortes do que o Brighton, na primeira eliminatória, vencendo a primeira mão por 2-0 e empatando 1-1 no jogo fora. Agora terão pela frente o Hull na final, que afastou o Derby County.

Leia mais na edição impressa e no epaper do DN.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG