Carlo Ancelotti é o novo selecionador do Brasil
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciou nesta segunda-feira, que chegou a um acordo com o italiano Carlo Ancelotti para ser selecionador do Brasil. Treinador mais vitorioso da história do Real Madrid, com 15 títulos, Ancelotti comandará a pentacampeã mundial até ao Campeonato do Mundo de 2026, a ser disputada entre Canadá, Estados Unidos e México.
"Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro", afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
O anúncio dá-se no dia seguinte à derrota do Real Madrid frente ao Barcelona (4 - 3), que deixou os catalães com as mãos no campeonato espanhol. O treinador esteve perto de assumir o Brasil há dois anos, mas questões burocráticas, o vínculo contratual com os merengues e uma suposta proposta da Arábia Saudita fizeram as negociações esfriarem.
Agora, Ancelotti finalmente é anunciado pela seleção brasileira, que estava sem treinador desde a saída de Dorival Júnior, no final de março. O italiano terá a tarefa de garantir a presença do Brasil na próximo Mundial2026 e tentará liderar a canarinha a um título que não chega desde 2022, quanto derrotaram a Alemanha.
Os próximos compromissos da seleção brasileira nas Eliminatórias Sul-Americanas serão em junho. No dia 5, o Brasil visita o Equador em Guayaquil, enquanto no dia 10 o confronto será contra o Paraguai, em São Paulo. O Brasil está em quarto lugar na tabela de classificação, com 21 pontos.
nuno.tibirica@dn.pt