Um campeão do Dakar saiu do carro para ajudar dois pilotos e ficou em coma após ser atropelado por idosa
O francês Mathieu Baumel, quatro vezes vencedor do rali Dakar enquanto copiloto do qatari Nasser Al-Attiyah, está hospitalizado depois de ter sido atropelado quando socorria dois pilotos em Reims, para onde se tinha deslocado para assistir à partida do Rali Histórico de Monte Carlo.
O acidente aconteceu esta quarta-feira, ao final da tarde. Baumel parou na berma de uma autoestrada para ajudar dois elementos que competiam no rali, depois de o Alfa Romeo em que seguiam ter apresentado problemas mecânicos, e foi atropelado por um Renault Clio conduzido por uma mulher de 73 anos.
“Viu um veículo avariado e parou para ajudar as pessoas. Depois veio outro carro e atropelou-o”, explicou o pai, Gérard Baumel, que também é presidente da Câmara de Céreste-en-Luberon.
Mathieu Baumel sofreu graves ferimentos nas pernas e teve ser levado para um centro de saúde, onde chegou consciente, mas rapidamente foi colocado em coma induzido. “Está a mostrar sinais de despertar. Tem duas fraturas graves, por isso teremos de ver como lida com a dor depois. Já foi operado, mas teremos de esperar para ver o que acontece, porque ainda não vimos o cirurgião", disse o pai de Baumel ao jornal La Provence.
Já os dois competidores do Alfa Romeo escaparam ilesos.
Baumel participa em corridas de carros desde 1997 e venceu o rali Dakar em 2015, 2019, 202 e 2023 enquanto copiloto do qatari Nasser Al-Attiyah. Na edição deste ano competiu ao lado do belga Guillaume de Mévius, tendo terminado na 23.ª posição a bordo de um Mini.