Campeão Sporting recebe Rio Ave a abrir e há clássico à quarta jornada

Campeão Sporting recebe Rio Ave a abrir e há clássico à quarta jornada

Campenato arranca a 11 de agosto. O primeiro jogo grande é na 4.ª jornada, entre leões e dragões. Prova poderá ter um final emocionante, com Benfica a defrontar o rival lisboeta e o Sp. Braga nas últimas rondas.
Publicado a
Atualizado a

O campeão Sporting vai iniciar a defesa do título recebendo o Rio Ave, no fim de semana de 10 e 11 de agosto, segundo ditou o sorteio realizado este domingo no Convento do Beato, numa cerimónia organizada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Já o “vice” Benfica desloca-se ao terreno do Famalicão (onde curiosamente perdeu a hipótese de continuar a lutar pela vitória na época passada), enquanto o primeiro FC Porto sem Pinto da Costa em mais de quatro décadas arranca a sua participação frente ao Gil Vicente, no Dragão. Na época interna ao mais alto nível tem o seu pontapé de saída em Aveiro, com a realização da Supertaça Cândido de Oliveira entre os conjuntos de Rúben Amorim (vencedor da Liga) e Vítor Bruno, o sucessor de Sérgio Conceição no comando dos dragões (que conquistaram a Taça de Portugal), uma semana antes, dia 3, pelas 20.15.

Coube a Ukra, que este defeso terminou a sua longa carreira e esteve acompanhado em palco por Helena Costa e Nuno Gomes, retirar as bolas que resultaram na chave que sorteou a hipótese entre as milhares previamente definidas (como curiosidade, o “prémio” saiu no número 102 340) - as mesmas incluíam um número considerável de condicionantes, quer para proteger as equipas que participam nas provas europeias, quer para evitar que conjuntos da mesma cidade recebessem jogos na mesma ronda, entre algumas outras. E ficou assente que o primeiro jogo grande vai decorrer à 4.ª ronda, entre leões e dragões, numa altura muito complicada porque a jornada decorre exatamente quando fecha o mercado de transferências.

Já as jornadas mais “quentes” serão a 11.ª, na primeira volta, e a 28.ª, na segunda, com um duplo confronto entre os quatro principais clubes da Liga: Benfica-FC Porto e Sp. Braga-Sporting.

E a equipa orientada por Roger Schmidt terá um final de prova em cheio: na penúltima ronda recebe o Sporting (algo que aconteceu aos encarnados no primeiro ano de Amorim campeão) e na última desloca-se ao Minho para defrontar os arsenalistas.

A isto ainda se acrescenta uma receção do Sporting ao Vitória SC na 34,ª e derradeira jornada. Veremos se o novo lema da prova, O Futebol Que Nos Une, vai resistir a um final destes.

Taça da Liga em formato reduzido

Ficaram também definidos nesta cerimónia os confrontos da Taça da Liga, este ano com um formato mais reduzido devido às alterações nos calendários internacionais (não só a Liga dos Campeões terá mais jornadas, como Benfica e FC Porto vão participar no novo Mundial de Clubes, que decorre nos EUA, de 15 de junho a 13 de julho), o que obrigou à redução das partidas desta competição, que agora só inclui os seis primeiros classificados da última edição da Liga e os dois promovidos diretamente da Liga 2 (que a partir de agora vai denominar-se Liga 2 Meu Super).

Assim sendo, a competição vai disputar-se entre 4 e 11 de janeiro, com os seguintes jogos: Sporting-Nacional, FC Porto-Moreirense (cujos vencedores disputam a primeira meia-final a 7), Benfica-Santa Clara e Sp. Braga-Vitória SC (de onde sairá a segunda meia-final a 8), estando a decisão agendada para dia 11 em Leiria (que também acolherá as duas partidas que definem os finalistas).

Refira-se ainda que a cerimónia abriu com uma emocionante homenagem a Manuel Fernandes, antigo capitão, técnico e dirigente do Sporting (também jogou no Vitória FC, Fabril e 1º Maio Sarilhense), recentemente falecido aos 73 anos.

“É sempre bonito, porque mantém a memória dele eterna e reconhece a dimensão que ele tem no futebol português e internacional”, afirmou o filho Tiago.

Coube ao jornalista Miguel Prates dar palco aos “senadores” António Oliveira e António Simões que foram falar do avançado, destacando as suas características desportivas mas, sobretudo, pessoais.

Para finalizar, registe-se ainda a entrega de alguns troféus relativos às Ligas 2023/24. O defesa Ricardo Lelo, do Casa Pia, recebeu o Troféu Fair-Play, enquanto o Benfica foi distinguido com três prémios: Assistências (maior taxa de ocupação no estádio), Estádio (segundo uma avaliação feita ao longo da época) e o de Futebol #NAOPARA (para a equipa com mais tempo útil de jogo, que o Marítimo ganhou no segundo escalão).

Já os de Melhor Relvado foram para FC Porto (I Liga) e Benfica (II Liga), enquanto o Fair-Play caiu para Gil Vicente (I) e Benfica (II).

dnot@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt