Benfiquista Ana Catarina eleita melhor guarda-redes de futsal do Mundo
Ana Catarina é a melhor guarda-redes de futsal do mundo. A guardiã do Benfica foi distinguida pelo site Futsal Planet pela quarta vez. É a maior distinção que há no mundo do futsal, um prémio que ela já tinha conquistado em 2018, 2020 e 2021.
O pai passou-lhe a paixão pela bola e a mãe apoiou-a. "Desde que me lembro que jogo à bola com o meu pai. Na escola, uma professora de Educação Física que também era jogadora de futsal levou-me ao clube da terra, em Vila Franca de Xira, o Vilafranquense. Tinha 12 anos quando comecei a ser federada e joguei no distrital de Lisboa", disse a jogadora ao DN em 2021.
Chamam-lhe Spider. Joga no Benfica desde os 13 anos. Descoberta num torneio de verão, foi convidada a integrar o plantel sénior de imediato. A adaptação não foi fácil, mas quando teve uma oportunidade agarrou a titularidade... até hoje. Esta época, a internacional portuguesa de 32 anos fez totaliza 15 jogos com a camisola do Benfica e já apontou um golo.
Ana Catarina gosta de ler, seja biografias, história ou balanços financeiros - a crise económica de 2007-08 fascina-a, tal como o livro The Subprime Solution, de Robert J. Shiller. Garante ser "uma pessoa normal", que adora cantar. Uma das músicas preferidas é de Anselmo Ralph, Agora não Me Toca. Sonha cumprir o sonho de ser corretora da Bolsa de Valores quando disser adeus ao futsal.