Desporto
05 agosto 2022 às 20h34

Benfica vence e convence no arranque do campeonato

Goleada ao Arouca (4-0) mostrou comprometimento da equipa com ideias do técnico alemão. Rafa bisou em jogo marcado por boas exibições dos laterais e por casos de arbitragem - arouquenses ficaram a jogar com dez antes do intervalo.

O nível de comprometimento da equipa do Benfica com as ideias do seu treinador (Roger Schmidt) é um dos trunfos dos encarnados para um início de época que chega a deslumbrar. Depois de um triunfo por 4-1, frente ao Midtjylland, que deixou os benfiquistas perto do play-off de acesso à Liga dos Campeões, uma vitória, por 4-0, frente ao Arouca, ontem, no arranque do campeonato versão 2022-23.

Com uma exibição menos vistosa do que a que fez frente as dinamarqueses, mas igualmente eficaz e moralizadora para o balneário e as bancadas, os encarnados golearam e marcaram o ritmo para os adversários. O campeão FC Porto joga no sábado com o Marítimo e o Sporting com o Sp. Braga no domingo.

O primeiro protagonista do jogo e da época foi o árbitro. Vinte segundos de jogo na Luz e Manuel Mota sacou do primeiro amarelo do campeonato. Para Opoku do Arouca. O recurso à falta foi uma arma arouquense contra a pressão alta do Benfica na fase inicial. Roger Schmidt tinha prometido um Benfica ofensivo e sempre à procura do golos e honra seja feita ao treinador por passar a mensagem de forma clara e aos jogadores por a executarem com mestria.

O jogo largo dos encarnados ficou bem explicito no primeiro golo do Benfica, que foi também o primeiro do campeonato. O lateral esquerdo, Grimaldo, cruzou para o lateral direito, Gilberto, fazer o 1-0 de cabeça, num movimento perfeito de fora para dentro da área, bem no coração da área.

O golo sofrido fez soltar o Arouca, que já tinha tentado sair duas vezes em transições sem sucesso. Aos 20 minutos Rafa Mujica ficou perto do empate e com alguma atrapalhação dos centrais benfiquistas (Otamendi e Morato).

Com o onze habitual e a jogar em 4x2x3x1, voltou a sobressair a visão de jogo de Enzo e a rapidez, drible e e inteligência de David Neres, que depois do baile que deu aos dinamarqueses do Midtjylland voltou a oferecer momentos deliciosos aos adeptos e ficou perto de fazer o 2-0.

Logo depois a lesão de João Mário obrigou o alemão e recorrer a Chiquinho. O extremo que esteve na lista de dispensáveis/negociáveis parece ter convencido o treinador das suas mais valias para a equipa. Com o passar dos minutos o jogo do Benfica passou a ser menos fluído - apesar de instalado no meio campo arouquense.

A bola só chegou a Gonçalo Ramos no final da primeira parte... e resultou em golo de Rafa. O jovem avançado atirou à barra, com a bola a ir ao encontro da cabeça do bem posicionado internacional português. O bom posicionamento foi aliás um recurso muito bem utilizado pelos benfiquistas e com Gilberto a ser determinante (mais uma vez) no 3-0 que fechou a primeira parte. Enzo apareceu à entrada da área e rematou com o guardião do Arouca a nada poder fazer a não ser ir buscar a bola dentro das redes.

E se o jogo começou com um cartão amarelo, a primeira parte terminou com um cartão vermelho, que resultou na expulsão de Mateus Quaresma. Manuel Mota estava a ter uma arbitragem serena até ser traído pelo VAR Vasco Santos. E assim a arbitragem foi protagonista logo no primeiro encontro da I Liga.

Com três golos de vantagem e mais um jogador em campo, Schmidt voltou dos balneários sem mexer na equipa. Já Armando Evangelista trocou três peças e apanhou um grande susto aos 61 minutos quando Arruabarrena saiu da baliza e travou Gonçalo Ramos... O guarda-redes do Arouca, escapou à expulsão por via de um fora de jogo do jovem avançado.

Com mais uma unidade em campo, o Benfica tirou o pé do acelerador, E Roger Schmidt mudou esquema (para o 4x4x2, numa medida que começa a ser habitual) e fez descansar Gilberto e Florentino a pensar no jogo da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Champions (terça-feira, na Dinamarca). E numa altura em que o Arouca já pedia para a partida terminar o quanto antes, as águias ainda levantaram voo mais uma vez. Aos 87 minutos Rafa bisou a passe do lateral Bah e ofereceu o triunfo na estreia de Roger Schmidt na I Liga 2022-23.

VEJA AQUI OS GOLOS

Twittertwitter1555664713379418113

isaura.almeida@dn.pt