Benfica elimina Nice e marca encontro com Fenerbahçe de Mourinho no 'play-off’
RODRIGO ANTUNES

Benfica elimina Nice e marca encontro com Fenerbahçe de Mourinho no 'play-off’

Golos de Aursnes e Schjelderup ajudaram equipa a vencer (2-0). Entrar na liga milionária pode render bolo de cerca de 40 milhões de euros.
Publicado a
Atualizado a

Quando o Benfica convidou o Fenerbahçe para a Eusébio Cup 2025 não esperaria que a o sorteio do play-off de acesso à Liga dos Campeões colocasse de novo a equipa de José Mourinho (perdeu, por 3-2 no Estádio da Luz) no caminho das águias. Mas é isso que vai acontecer nos dias 20 e 27 de agosto, depois da equipa de Bruno Lage eliminar o Nice (2-0) e os turcos fazerem, o mesmo com o Feyennord (ver tabela).

O Benfica entrou em campo, esta terça-feira (dia 12 de agosto), a saber que tinha encontro marcado com o special one, que conseguiu uma reviravolta notável na eliminatória. Fenerbahçe bateu o Feyenoord em Istambul, por 5-2, e carimbou o passaporte para o play-off de acesso à Liga dos Campeões [6-4 no agregado].

Benfica e Fenerbahçe são ambos treinados por setubalenses e só um deles entrará na fase liga da Champions. Se os encarnados eliminarem a equipa de Mourinho o clube liderado por Rui Costa garante logo um valor inicial de cerca de 18,6 milhões de euros, mas o bolo de entrada na liga milionário pode ascender a 40 milhões, com as verbas resultantes do fundo de mercado (direitos televisivos) - na época passada acrescentou quase 16 milhões de euros aos cofres do Benfica - e o bónus de coeficiente de classificação baseado no ranking de clubes da UEFA ao longo dos últimos 10 anos, que vale mais 8,6 milhões de euros ou mais.

Milhões que Mourinho também quer e por isso adivinham-se dois duelos interessantes entre portugueses e turcos.

A tranquilidade da vantagem

A vantagem trazida de Nice (2-0), deu tranquilidade suficiente para a equipa encarnada jogar sem pressão e repetir o resultado conseguido no jogo da primeira mão da 3.ª eliminatória.

Bruno Lage apresentou exatamente o mesmo onze inicial da primeira mão - apenas com um português, António Silva -, enquanto Franck Haise promoveu três alterações, com Louchet, Coulibaly e Peprah de início e tentou surpreender os benfiquistas, mas sem sucesso.

A equipa encarnada foi ficando mais pressionante e cada minutos e aos 18 inaugurou o marcador. Andreas Schjelderup recebeu de peito na esquerda, colocou a bola no meio da grande área e Fredrik Aursnes fez o 1-0. Um golo repetido, mas com os protagonistas noruegueses a inverterem os papéis. Aursnes serviu Schjelderup para o 2-0 que colocava os encarnados mais perto do play-off.

Jonathan Clauss ainda fez tremer o ferro da balia de Trubin, mas a reação do Nice foi apenas um esboço. A equipa francesa apresentou níveis muito baixos de intensidade e o intervalo chegou com o Benfica sem sofrer qualquer golo e sem fazer qualquer falta, segundo dados do site Playmaker.

O segundo tempo foi de gestão. Com o Nice a regressar do intervalo com outra iniciativa, Bruno Lage foi gerindo a intensidade e depois o esforço da equipa, sabendo que se avizinham mais duelos exigentes neste início de temporada. Deu força e segurança ao meio campo com Florentino Luís e Leandro Barreiro e minutos a Henrique Araújo e Prestianni... e Aktürkoglu, que pode mudar para o Fenerbahçe esta semana e defrontar o Benfica do lado de Mourinho.

Tudo possível porque a vitória estava garantida, assim como a passagem ao play-off de, o último degrau até à fase liga da Champions 2025/26.

isaura.almeida@dn.pt

Benfica elimina Nice e marca encontro com Fenerbahçe de Mourinho no 'play-off’
Benfica repete vitória sobre o Nice (2-0) e marca encontro com Mourinho no playoff de acesso à Champions

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt