Belenenses SAD pediu repetição do jogo com o Benfica

Jogo com os encarnados acabou aos 48 minutos, depois da equipa azul ficar reduzida a seis jogadores.

O Belenenses SAD solicitou a repetição do jogo de sábado com o Benfica, que terminou aos 48 minutos (7-0), depois da equipa azul ficar reduzida a seis jogadores. A equipa tinha entrado em campo com apenas nove jogadores devido a um surto de covid-19.

Segundo a entidade liderada por Rui Pedro Soares, como o árbitro deu o jogo como terminado antes do tempo regulamentar por falta de jogadores, o resultado do encontro não será homologado, devendo ser designado novo jogo pela Liga Portugal.

Já apelidado de "jogo da vergonha", a partida da 12.ª jornada da I Liga iniciou com o Belenenses SAD com apenas nove jogadores, dois deles guarda-redes. Clube não pediu adiamento do jogo e acusou a Liga Portugal de os obrigar a ir a jogo. Benfica disse que só cumpriu regulamentos e que em momento algum o adiamento foi colocado em cima da mesa.

Minutos depois de ser conhecido o comunicado da estrutura azul de Lisboa, os jogadores da equipa, alguns deles em isolamento e infetados com covid-19, iniciaram uma campanha pela repetição do jogo nas redes sociais.
"Os olhos estão postos em nós. Cabe-nos a todos, futebol profissional, dar a única resposta que pode repor a verdade e a integridade da competição: repetir o jogo", pode ler-se na mensagem partilhada por Afonso Sousa e Carraça entre outros.

Comunicado:

"À Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Oeiras, 29 de novembro de 2021

Assunto: jogo Belenenses SAD - Benfica, realizado no dia 27 de novembro corrente (o Jogo); art. 45º, n.º 4 do Regulamento das Competições; designação de novo jogo.

Exmo. Senhor Presidente da Liga Portugal,
Tendo a Belenenses SAD recebido, esta manhã, o relatório do Árbitro do Jogo, verifica-se que o Árbitro deu "(...) o jogo por terminado por inferioridade numérica da equipa visitada, no decorrer do minuto 3 do 2º tempo, (...)".

O art. 45º, n.º 4 do Regulamento das Competições Organizadas pela Liga Portugal dispõe que "quando o jogo tiver sido dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, o resultado que o mesmo registe não será homologado, sendo designado novo jogo pela Liga Portugal, salvo nos casos expressamente previstos nos regulamentos".

O Jogo foi dado por findo pelo Árbitro antes do termo do tempo regulamentar.

Os regulamentos não preveem expressamente o caso de um jogo ser dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, ou seja, não preveem o que deve acontecer nesse caso.

Consequentemente, a Liga Portugal não deve homologar o resultado do Jogo, devendo designar novo jogo, ficando a Belenenses SAD disponível para acertar a data do novo jogo nos termos dos regulamentos e dos calendários de ambas as equipas.


Com os melhores cumprimentos"

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG