Basquetebolista português Neemias Queta declara-se para o draft da NBA de 2021

Neemias Queta está na <em>pole position</em> para se tornar o primeiro português a jogar na NBA
Publicado a
Atualizado a

O poste português Neemias Queta anunciou esta segunda-feira nas redes sociais que vai dispensar a sua época de 'senior' na Universidade de Utah State e declarar-se para o draft de 2021 da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).

"Depois de conversas com a minha família e os membros da equipa técnica da Universidade de Utah State, decidi perseguir o meu sonho de jogar na NBA e declaro-me para o draft da NBA de 2021", escreveu o internacional luso na sua conta no Twitter.

Neemias Queta, de 21 anos e 2,13 metros, terminou a época de júnior, a terceira na NCAA, com médias de 14,9 pontos, com 56% nos lançamentos de campo, 10,1 ressaltos, 3,3 desarmes de lançamento e 2,0 assistências.

O jogador luso foi eleito o melhor jogador e melhor defensor da Conferência Montain West e é um dos quatro finalistas ao prémio Naismith de melhor defensor do ano do basquetebol universitário.

O ex-jogador do Benfica esteve para entrar no draft da NBA de 2019, mas acabou por decidir-se pela continuidade no basquetebol universitário e, face à sua evolução, surge em 75.º lugar no ranking projetado da ESPN para o draft, sendo que só são escolhidos 60 jogadores -- 30 em casa ronda.

Na sua carreira universitária, Neemias conduziu Utah State aos triunfos na Conferência Montain West em 2019 e 2020. Em 2021, não logrou esse objetivo, mas chegou, ainda assim, ao March Madness, caindo na primeira ronda, perante Texas Tech.

A NBA ainda não anunciou a data do draft de 2021 e ainda não foi determinado o dia em que os jogadores têm de decidir se entram, mas, para Neemias Queta, acabou a carreira universitária e vai começar a profissional.

Na hora da despedida, o jogador português deixou também uma mensagem aos adeptos dos Utah State Aggies.

"Quero agradecer a todos vocês pelos três anos mais fantásticos da minha vida. Vindo de Portugal para Utah, com 19 anos, não esperava tudo o que me aconteceu. Dos dois títulos de Montain West aos dois torneios da NCAA, e às amizades para a vida, amei cada minuto", escreveu Neemias Queta.

O basquetebolista português agradeceu ainda aos treinadores, pelos ensinamentos, à família e aos amigos em Portugal que o apoiaram "desde o primeiro dia", a todos os companheiros de equipa, que se tornaram seus "irmãos", e a Deus.

"Aggies para sempre", rematou Neemias Queta, que está na pole position para se tornar o primeiro português a jogar na NBA, o que pode acontecer já em 2021-22, caso seja escolhido por alguma das 30 equipas numa das duas rondas do draft de 2021. Se não entrar, poderá, ainda assim, ser contratado posteriormente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt