Aprender com os erros e ter apoio do grupo é a melhor terapia para António Silva
AFP

Aprender com os erros e ter apoio do grupo é a melhor terapia para António Silva

Psicólogo Jorge Silvério e ex-jogador Beto analisam a melhor forma para o central ultrapassar má exibição com a Geórgia.
Publicado a
Atualizado a

António Silva cometeu dois erros graves no jogo com a Geórgia e ficou ligado pela negativa à derrota (2-0) de Portugal no jogo da última jornada da fase de grupos do Euro2024. Para o especialista em psicologia desportiva Jorge Silvério será muito importante nesta fase que o central benfiquista tenha o apoio dos colegas. Opinião partilhada também pelo antigo defesa internacional Beto.

“Em primeiro lugar, é preciso sublinhar que o erro faz parte da condição humana e todos temos dias menos felizes. O que o António Silva tem de fazer é olhar para os erros e perceber o que aconteceu, para que não se repitam”, referiu Jorge Silvério ao DN, defendendo que o facto de se tratar de um jovem de apenas 20 anos tem pouca relevância: “Há futebolistas com essa idade que já com maturidade assinalável, assim como existem outros com 30 e tal anos que ficam mais afetados quando situações destas ocorrem.”

Jorge Silvério lembra que o jovem defesa “tem uma das profissões mais avaliadas em todo o mundo e, hoje em dia, com as redes sociais, todas as pessoas dão a sua opinião sobre tudo, mas quem escolhe ser jogador de futebol tem de estar preparado para momentos negativos como este”.

O especialista em psicologia desportiva ficou agradado pela forma como António Silva foi defendido por vários colegas da seleção, nas declarações que prestaram depois da partida com a Geórgia. “É muito importante ele sentir este apoio da parte do grupo e estou a falar não só dos companheiros, mas também da equipa técnica e dirigentes, pois alguns deles também andaram ‘lá dentro’ e tiveram de lidar com situações similares”, analisou. E não tem dúvidas de que o jovem central “está completamente pronto para entrar em ação daqui a uns dias, no jogo dos oitavos de final com a Eslovénia, bastando lembrar-se de que tem uma grande carreira, com muito mais coisas bem feitas do que mal”.

Três centrais não é justificação

Beto, antigo defesa central e internacional português, defende que António Silva não merece ser crucificado, “pois fazer um jogo menos feliz é algo que pode suceder com qualquer jogador e o que aconteceu foi perfeitamente normal”. De resto, na sua opinião, “exibições como esta podem servir-lhe como importante fator de aprendizagem”.

O antigo internacional português, que esteve no Mundial de 2022 e no Europeu de 2004, sublinha o papel que os companheiros de equipa vão ter na “reabilitação” de António Silva. “Não estou tanto a falar em declarações públicas, mas essencialmente em conversas privadas que certamente vão ter com ele e que o irão ajudar”, disse, destacando igualmente o papel do selecionador nacional, “que deverá ter uma conversa com o jogador, essencialmente para motivá-lo, pois estamos a falar de uma prova curta e dentro de poucos dias há novo jogo”.

António Silva não está rotinado no Benfica a jogar num esquema de três centrais, mas na opinião de Beto isso terá tido pouca influência na exibição diante da Geórgia. “É certo que o Gonçalo Inácio joga assim no Sporting há anos, mas a flexibilidade tática é uma das imagens de marca de Roberto Martínez e o António já jogou com três centrais na seleção. Não nos podemos agarrar a isso como justificação”, entende.

E será que o central viu a sua cotação desvalorizar após os erros com a Geórgia? “Claro que jogos como este não ajudam nada, mas obviamente que os clubes que querem o António Silva já o observaram várias vezes e sabem o que ele vale, por isso, este jogo com a Geórgia poderá não ter assim tanta influência”, justificou Beto.

dnot@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt