António Salvador é recandidato à presidência do Sp. Braga e assume o desafio de ser campeão
Ser campeão nacional de futebol no próximo mandato. É essa a maior promessa e ambição de António Salvador, que esta segunda-feira apresentou o projeto da sua recandidatura à presidência do Sporting de Braga, cujas eleições estão marcadas para dia 24.
“Estamos preparados e vamos dar o passo em frente! Sou candidato porque, perante o Sp. Braga mais capaz de sempre, seria uma cobardia recuar ou afastar-me do desafio que se segue. Ao longo de 22 anos nunca aceitei que as ambições do Sp. Braga conhecessem uma fasquia ou um limite. Quero desafiar as probabilidades. Sim, tenho um plano. E o plano é ganhar. Ganhar no futebol, na formação, no feminino, nas modalidades. Ganhar na Europa e no Mundo”, disse no discurso oficial de recandidatura, em Braga.
Entre as principais metas a alcançar no quadriénio 2025-2029, o atual líder dos guerreiros do Minho aponta à conquista de “400 títulos, 16 deles no futebol e futsal”.
Sob o lema Ganhar com todos, o empresário pretende atrair três grandes parceiros internacionais e ter três academias - Guerreiros do Futuro - em três países. Reforçar o número de atletas em 25% e alcançar o top 36 no ranking de clubes da UEFA são algumas da medidas projetadas.
A pensar no futuro e na implementação de cinco projetos de tecnologia aplicada ao desporto, o presidente dos bracarenses quer ainda firmar uma grande parceria internacional na área da inovação e devolver 60% da energia gerada na Cidade Desportiva à comunidade.
O projeto de António Salvador assenta em três vetores principais: liderança, expansão e talento. E sendo que, no capítulo da liderança, a ideia passa por “liderar a mudança, lutando por mais competitividade e sucesso global, ser exemplo de rigor e solidez no desporto nacional e ser pioneiro na inovação, sustentabilidade e no impacto social na comunidade”. Para isso, defende, que “é essencial” estar na liderança e participar ativamente em todos os processos que melhorem a competitividade e a sustentabilidade do futebol e do desporto em Portugal”. Sendo “vital” que se feche a centralização dos direitos audiovisuais.
Presidente desde 2003, Salvador promete continuar a crescer o número de sócios do Sp. Braga, ambicionando chegar aos 60 mil associados. Candidato único, tal como em 2021, quando foi reeleito presidente com 85,4% dos votos, vai ter com ele na direção oito vice-presidentes. Inês Lopes, Ricardo Vasconcelos e Miguel Osório são as três novidades, transitando Cláudio Couto, João Carvalho, Hugo Vieira, Manuel Rodrigues e Gaspar Borges da anterior direção.