Mundial de Andebol. Francisco Costa eleito melhor jogador jovem e dois portugueses na equipa ideal do torneio
O internacional português Francisco Costa foi eleito melhor jogador jovem do Campeonato do Mundo pela Federação Internacional de Andebol (IHF), anunciou o organismo, após os lusos alcançarem uma histórica quarta posição, enquanto o seu irmão Martim Costa e o pivot Victor Iturriza foram eleitos para a equipa ideal do torneio.
"Com 54 golos e 22 assistências no Mundial, Francisco Costa é o melhor jogador jovem", comunicou a IHF, reguladora da modalidade a nível planetário, através das redes sociais.
Vice-campeão europeu de sub-20 em 2022, o lateral direito, que completará 20 anos em 16 de fevereiro e atua no campeão nacional Sporting, representou a seleção principal das 'quinas' pela terceira fase final seguida, após o Mundial2023 (13.º lugar) e o Euro2024 (sétimo), tendo superando seis concorrentes no prémio de melhor individualidade jovem.
Além do guarda-redes e compatriota Diogo Rêma, também Ian Barrufet, Petar Cikusa e Djordje Cikusa (Espanha), Gino Steenaerts (Suíça) e Daniel Bláha (República Checa) tinham sido nomeados para a distinção, cujo vencedor foi revelado no final da derrota de Portugal frente à campeã europeia França (35-34), no jogo de atribuição da medalha de bronze, em Oslo.
Dois portugueses na equipa ideal
A organização do Mundial de Andebol divulgou entretanto os jogadores eleitos para a melhor equipa do torneio, com nota para a presença de dois portugueses.
Guarda-redes: Emil Nielsen (Dinamarca), Ponta Direito: Mario Šoštarič (Croácia), Lateral Direito: Ivan Martinovic (Croácia), Central: Martim Costa (Portugal), Lateral esquerdo: Simon Pytlick (Dinamarca), Ponta Esquerdo: Dylan Nahi (France), Pivot: Victor Iturriza (Portugal).
O melhor jogador e melhor marcador da prova (com 74 golos) foi o dinamarquês Mathias Gidsel, enquanto Francisco Costa foi então o melhor jovem.
Melhor resultado de sempre
Apesar da derrota, a equipa das 'quinas' terminou num inédito quarto lugar a 29.ª edição do Mundial, cuja final será disputada hoje entre a Dinamarca, que derrotou Portugal nas meias-finais e é tricampeã em título (2019, 2021 e 2023), e a Croácia, vencedora como país independente em 2003.
Os 'heróis do mar' alcançaram o melhor resultado de sempre em fases finais de grandes competições internacionais, incluindo em seis participações em Campeonatos do Mundo (1997, 2001, 2003, 2021, 2023 e 2025), ao melhorarem a 10.ª posição de há quatro anos.
Francisco Costa foi o primeiro andebolista português a receber galardões individuais em Mundiais, ao passo que o irmão Martim Costa e Carlos Resende integraram as equipas ideais dos Europeus de 2024 e 2000 como melhores laterais esquerdos, respetivamente.