Desporto
21 maio 2022 às 16h40

"Um insulto ao futebol". Liga espanhola vai denunciar renovação de Mbappé pelo PSG à União Europeia

O presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, "é tão perigoso quanto a Superliga", acrescentou Javier Tebas.

DN/AFP/Lusa

A renovação de contrato do Paris Saint-Germain com Kylian Mbappé é "um insulto ao futebol", criticou o presidente da La Liga, Javier Tebas, neste sábado, dia em que foi oficializada a renovação do avançado francês pelo PSG, em detrimento de uma mudança para o Real Madrid.

"O que o PSG está a fazer ao renovar com Mbappé por grandes somas de dinheiro... depois de registar perdas de 700 milhões de euros nas últimas temporadas e ter uma folha salarial de mais de 600 milhões de euros, é um insulto ao futebol", tuitou Tebas.

O presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, "é tão perigoso quanto a Superliga", acrescentou, em referência à nova competição com 12 dos maiores clubes da Europa proposta em abril passado.

A Liga espanhola de futebol anunciou que vai denunciar o Paris Saint-Germain à UEFA e às instâncias competentes da União Europeia pela renovação com o avançado Kylian Mbappé, em defesa do "ecossistema económico do futebol europeu".

Numa nota oficial da 'La Liga', publicada ainda antes de oficializada a renovação de Mbappé até 2025, nota-se que o acordo "atenta contra a sustentabilidade económica do futebol europeu, pondo em perigo, a médio prazo, centenas de milhares de postos de trabalho, bem como a integridade desportiva, não só das competições europeias como das ligas domésticas".

Mbappé renovou até 2025 com o 'PSG', depois de uma longa 'novela' em que, estando em fim de contrato, era desejado pelo Real Madrid, finalista da Liga dos Campeões, cujo título vai disputar daqui a uma semana com o Liverpool.

O futebolista internacional francês disse estar "muito feliz por ficar em França, em Paris", e no Paris Saint-Germain, deitando por terra uma transferência para o Real Madrid.

"Estou muito feliz por ficar em França, em Paris, a minha cidade. Espero continuar a fazer o que mais amo fazer, que é jogar futebol e ganhar títulos", descreveu o 'astro' gaulês, colega dos portugueses Danilo Pereira e Nuno Mendes nos parisienses.

As declarações foram prestadas numa cerimónia no Parc des Princes, com a presença do presidente do 'PSG', Nasser Al-Khelaïfi, pouco antes do encontro dos campeões de França com o Metz, da última jornada da Liga francesa.

"Tenho uma boa notícia para vos dar", declarou o qatari, no momento improvisado em cima de um palanque colocado na relva, a que se seguiu um espetáculo pirotécnico.

O avançado de 23 anos, considerado um dos melhores praticantes da atualidade, terminava contrato no final de junho e durante toda a temporada 2021/22 foi apontado aos 'merengues'.

Mbappé chegou ao PSG em 2017, oriundo do Mónaco, e contabiliza 54 internacionalizações e 26 golos pelos 'bleus', pelos quais conquistou ainda a Liga das Nações de 2021.

O ponta de lança já foi campeão francês em 2017, 2018, 2019, 2020 e vencedor da Taça de França em 2018, 2020 e 2021.

atualizado às 21.30