Desporto
18 janeiro 2022 às 09h54

Morreu Paco Gento, lenda do Real Madrid. Tinha 88 anos

Francisco Gento esteve 18 temporadas no Real Madrid e foi o único jogador da história do futebol a conquistar seis Taças dos Campeões Europeus.

DN

A lenda do Real Madrid, Francisco Gento, morreu esta terça-feira, aos 88 anos. Conhecido por Paco Gento, o antigo futebolista esteve 18 temporadas ao serviço dos merengues e foi o único jogador do futebol mundial a conquistar seis Taças dos Campeões Europeus, agora Liga dos Campeões.

Twittertwitter1483367985058357249

"A figura de Paco Gento representa fielmente todos os valores do Real Madrid e foi, e continuará a ser, uma referência para o madridismo e para o mundo do desporto. Os madridistas e todos os adeptos do futebol recordam-no como um dos seus grandes mitos" lê-se no comunicado do Real Madrid.

Presidente honorário do clube espanhol, Paco Gento "é o único jogador da história do futebol que ganhou seis Taças dos Campeões Europeus", destaca o Real Madrid. "Defendeu a camisola do nosso clube entre 1953 e 1971, e durante as 18 temporadas no Real Madrid conquistou, além das seis 'Champions', 12 Ligas, duas Taças de Espanha, uma Taça Intercontinental, uma Mini-Copa do Mundo e duas Taças Latinas", enumera o clube.

Com a camisola dos merengues, Paco Gento disputou 600 jogos e marcou 182 golos, tendo sido por 43 vezes internacional pela seleção espanhola.

"O Real Madrid, o seu presidente e direção lamentam profundamente o falecimento de Francisco Gento, presidente honorário do Real Madrid e uma das maiores lendas do nosso clube e do futebol mundial", escreve o emblema merengue.

YouTubeyoutube0eOGFJLow3Q

Gento, que nasceu em Guarnizo, na Cantábria, a 21 de outubro de 1933, Gento marcou cinco golos nas 43 vezes que vestiu a camisola da seleção espanhola, tendo disputado os Mundiais de 1962 e 1966. Iniciou a carreira no Racing Santander, em 1952/53, tendo, na época seguinte, rumado ao Real Madrid.

Depois de terminar a carreira, treinou vários clubes de divisões inferiores, como o Real Madrid Castilla, o Castellón, o Palencia e o Granada.

Em 2016, dois anos após a morte de Alfredo Di Stéfano, foi nomeado presidente honorário do clube espanhol.