Alex Michelsen, o mais jovem campeão do Estoril Open
Millenium Estoril Open

Alex Michelsen, o mais jovem campeão do Estoril Open

Tenista norte-americano de 20 anos bateu o italiano Andrea Pellegrino (6-4 e 6-4 ) e ficou com o troféu português. Torneio volta a ser ATP250 em 2026.
Publicado a
Atualizado a

Alex Michelsen não perdeu um único set durante toda a semana e conquistou este domingo, com toda a naturalidade e favoritismo, o Millenium Estoril Open, ao venceu o qualifier italiano Andrea Pellegrino (237.º do ranking ATP), por duplo 6-4, em apenas uma hora a 13 minutos.

Com 20 anos, Michelsen tornou-se no mais jovem vencedor das dez edições do maior torneio português. O Challenger 175 português, que em 2026 volta ao calendário como ATP250, é o terceiro da carreira do norte-americano, número 38.º do ranking ATP, depois dos triunfos e Chicago e Knoxville, ambos em 2023, e o primeiro em terra batida.

A marcha do marcador foi bastante semelhante em ambos os parciais, com Michelsen a vencer ambos por 6-4. O troféu e os pontos amealhados nos courts do Clube de Ténis do Estoril esta semana vão também fazer com que suba para 32 do do ranking e iguale o melhor lugar que atingiu este ano.

Não admira que ele tenha manifestado um carinho especial pelo País onde conquistou o torneio mais importante da carreira. “Portugal é o meu país favorito da Europa. Adoro as pessoas, são todas muito simpáticas. A comida, a praia. Eu sou californiano e sinto que isto é parecido com a Califórnia. Sinto-me em casa, embora esteja muito longe”, admitiu o tenista, ainda em court, logo após receber o troféu.

E com sempre tem acontecido, se Michelsen quiser, para o ano terá a oportunidade para defender o título, mas num torneio do escalão principal. Em 2026 o Estoril Open volta ao calendário dos eventos ATP 250, tendo também garantido a vaga do circuito em 2027. Para o ano o torneio será entre 20 e 26 de julho.

Natural da Califórnia, tem 1,93m de altura e joga ténis desde os três anos, muito por conta do incentivo da mãe, que jogou e o treinou até os 15 anos. Fã de futebol e de Lionel Messi e adepto dos Lakers, coleciona moedas (tem mais de 10 mil), gosta de ler livros sobre Harry Potter e adora cinema, em especial os filmes da saga Star Wars.

Cabral falha segundo título em pares

Numa final entre as duas principais duplas presentes, o uruguaio Ariel Behar e o belga Joran Vliegen confirmaram o estatuto de primeiros cabeças de série e bateram o português Francisco Cabral e o austríaco Lucas Miedlerpor 7-5 e 6-3 para conquistarem o título.

Para Francisco Cabral, campeão do torneio em 2022 ao lado de Nuno Borges, foi o fim do sonho de conquistar pela segunda vez o maior torneio de ténis português, um feito conseguido por Vliegen. O tenista de 31 anos tinha vencido em 2023 e tornou-se hoje o segundo bicampeão da prova depois de Scott Lipsky nas duas primeiras edições.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt